- Publicidade -
Foto: arquivo pessoal

O brasileiro Matheus Nunes, aluo de doutorado na Universidade de Cambridge, foi o responsável por identificar a árvore tropical mais alta do mundo. Localizado na Malásia, o exemplar do gênero Shorea, tem 90,6 metros de altura.

- Publicidade -

A árvore foi encontrada durante uma expedição coordenada pelo professor David Coomes, com o intuito de coletar dados para avaliar o impacto das plantações de óleo vegetal nas florestas nativas e como essa prática contribui para a emissão de gases de efeito estufa.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Nunes explicou que o sistema de radar usado pelos pesquisadores já havia identificado, em 2014, o potencial para árvores gigantes na região. No entanto, foi necessário mais de um ano até que os exploradores chegassem ao ponto exato em que está a árvore tropical com mais de 90 metros de altura, o equivalente a um prédio de 30 andares.

Apesar de pertencer a um gênero cujas árvores são naturalmente muito altas, este exemplar está acima do normal. Quanto a isso, Nunes explicou que seria necessária uma investigação química e genética para determinar quais são as razões que levam as árvores a chegarem a essas dimensões. Muito perto deste exemplar de 90,6 metros estava outro da mesma espécie, com 89,5 metros.

Redação CicloVivo

- Publicidade -