- Publicidade -

A Prefeitura de Goiânia lançou, na última terça-feira (1º), o Disque-Árvore. O programa vai fornecer, gratuitamente e em domicílio, mudas de árvores para serem plantadas em calçadas e residências com o objetivo de ampliar a cobertura vegetal da cidade. O lançamento do serviço marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente.

Segundo o prefeito Rogério Cruz, 5 mil mudas serão distribuídas nesta primeira etapa. “Nós queremos chamar a atenção para a importância da preservação, do cuidado com o meio ambiente, mas também da participação e da responsabilidade de cada um para construirmos uma Goiânia mais verde”, afirmou o prefeito.

- Publicidade -

Para solicitar a entrega de mudas, limitadas a duas unidades por CPF, basta que os moradores enviem uma mensagem de WhatsApp para o número 9 9330-7995. “Goiânia só tinha serviço de extirpação, de retirada de árvores. Agora, lançamos uma política pública para a arborização da cidade. Além de oferecer a muda em domicílio, a Agência Municipal do Meio Ambiente vai auxiliar na escolha adequada da espécie para cada espaço e no plantio correto da árvore”, contou o presidente da Amma, Luan Alves.

De acordo com a Agência, a presença de árvores contribui para diminuir a formação de ilhas de calor e favorece a regularidade das chuvas. “Uma área sombreada pode oferecer sensação térmica até sete graus menor do que uma área ao sol. E não só pelo conforto térmico, mas pela melhoria do bem-estar, pelo embelezamento da paisagem, pela melhoria da qualidade do ar, as árvores são muito importantes”, afirmou Alves.

Semana do Meio Ambiente

A abertura da Semana do Meio Ambiente contou também com a soltura de passarinhos resgatados pela Gerência de Fauna da Amma e com a exposição “Aves dos Parques”, que exibiu fotografias de pássaros produzidas pelo jornalista Sinésio Dioliveira, a partir de visitas aos parques da capital. Também foram homenageadas personalidades goianienses que se destacaram por atuação relevante na preservação de recursos naturais do município ou na promoção do desenvolvimento sustentável da cidade.

Para Keliane Correia, fundadora do grupo Guardiões do Meia Ponte e uma das homenageadas, o reconhecimento e o apoio do município têm sido fundamentais para o sucesso de iniciativas que buscam preservar o meio ambiente.

As informações são da Prefeitura de Goiânia.

- Publicidade -