Mudas de uvaia, pitangueira, ypês e araçás. Estas são algumas das mudas plantadas na última terça-feira (29), na capital do Paraná, que integram o Projeto 100 Mil Árvores em um ano. São válidos tantos os plantios em via pública como em áreas privadas.

Em forma de desafio, o projeto busca tornar Curitiba mais verde estimulando a população a plantar árvores. Cada morador pode adquirir gratuitamente uma muda no Horto Municipal da Barreirinha, um departamento da Secretária Municipal do Meio Ambiente. O órgão fornece espécies nativas.

A prefeitura também ressalta que os plantios em áreas públicas precisam de autorização, uma vez que é preciso analisar a escolha da espécie mais adequada tendo em vista o espaço disponível e a ocorrência de fios da rede elétrica.

Lançado em setembro, já foram plantadas 3740 espécies. É possível acompanhar estes números e mais detalhes do projeto no site 100 Mil Árvores. Por lá, também é disponibilizado a programação de plantios coletivos e, em breve, um mapa facilitará a visualização dos plantios já realizados.

O projeto tem incluído sobretudo alunos da rede municipal, confira abaixo os pequenos arregaçando as mangas: