Alta Floresta é um município mato-grossense localizado em meio à Floresta Amazônica. Durante muitos anos a cidade manteve altos índices de desmatamento, mas após muito esforço e implantação de práticas sustentáveis, o município tem se tornado referência nacional em recuperação ambiental.

Com a economia baseada na agropecuária, Alta Floresta era um dos municípios integrantes da Lista Suja do desmatamento. Foram necessários alguns anos e muito esforço coletivo para que fosse possível reduzir a degradação ambiental até que a cidade saísse da lista negra.

Durante a pior fase de Alta Floresta, os órgãos governamentais de fiscalização prenderam madeireiros e bloquearam a liberação de créditos aos produtores. Mesmo assim, o desmatamento continuava. Somente em 2011, após uma grave seca causada pela degradação das nascentes, a população tomou consciência de que era necessário colocar em prática diversas mudanças.

Diversas medidas foram aplicadas, entre elas: parar o desmatamento, cadastrar nacionalmente os produtores rurais e aplicar soluções sustentáveis para a produção, como o sistema rotacionado de pastagens, por exemplo. A mudança valorizou a agricultura familiar, melhorou a qualidade das nascentes, reduziu drasticamente as queimadas e ajudou a manter a floresta em pé.

“Alta Floresta se destaca por iniciativas de sucesso através da mobilização da sociedade que possibilitaram muitas conquistas na área ambiental. É preciso manter estas conquistas sem retroceder, pois o futuro que teremos depende disso”, explicou Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa Municípios Sustentáveis do Instituto Cento de Vida.

A animação abaixo, produzida pela Forest Comunicação, mostra alguns detalhes dessa história.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.