80% do esgoto da Índia vai para os rios sem tratamento

Um estudo divulgado pelo Centro para a Ciência e o Meio Ambiente mostra que 80% do esgoto produzido na Índia é descartado sem tratamento algum. Diversos problemas ambientais e sociais são gerados em consequência dessa falta de estrutura.

De acordo com o relatório, conforme noticiado pela agência internacional AFP, o país produz diariamente 40 bilhões de litros de águas residuais e apenas 20% disso passa por tratamento antes de chegar aos rios. Os pesquisadores consideram esta situação uma “bomba-relógio” para a saúde da população local.

A Índia é dividida em oito mil municípios, porém outro estudo, realizado em 2011 pelo Conselho Central de Controle de Poluição, mostra que somente em 160 deles existe ao menos uma central de tratamento de esgoto e saneamento básico.

Em consequência disso, o esgoto residencial e também águas contaminadas com componentes tóxicos chegam aos rios e lençóis freáticos, comprometendo a qualidade da água em todo o país. Em quase todo o território indiano, as análises mostraram níveis de poluentes acima dos recomendados na água doce.

A justificativa para este cenário, de acordo com o estudo, é a falta de legislações ambientais que obriguem as empresas a tratarem o esgoto e também a falta de políticas públicas no mesmo sentido. Com informações da AFP.

Redação CicloVivo