- Publicidade -
escola Jundiaí energia solar
Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Joaquim Candelário de Freitas será a primeira de Jundiaí, cidade do interior de São Paulo, a contar com energia fotovoltaica. Com investimento de R$ 12 milhões, a unidade está em fase de construção.

- Publicidade -

No prédio já foram instaladas 171 placas solares que vão alimentar a micro estação geradora de energia fotovoltaica e gerar 72,36 KWp de energia elétrica.

“A Prefeitura tem priorizado construções sustentáveis e com preocupação com o meio ambiente nos prédios públicos. No caso da EMEB Candelário, ainda atendemos a um pedido dos próprios alunos que participaram do projeto para a construção da escola”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

O projeto da nova escola foi estruturado com base nos pedidos e solicitações dos próprios alunos e professores, por meio de escuta ativa com o Conselho de Alunos da escola, que foi responsável por comunicar o desejo de todos.

“A EMEB Candelário será uma escola modelo e grande parte do projeto atendeu aos pedidos dos nossos estudantes. A ideia de uma construção mais sustentável partiu deles e da escuta ativa que fazemos e colocamos em prática.”

- Publicidade -
Vastí Ferrari Marques, gestora de Educação

A EMEB Joaquim Candelário de Freitas terá 4,7 mil metros quadrados, que vão abrigar uma nova escola com três pavimentos, laboratórios, anfiteatro, biblioteca, 20 salas de aula, quadra coberta, além de todo um sistema de dispositivos sustentáveis para reuso da água e uso da energia solar.