Espanhóis recebem prêmio por projeto de janela solar

Além de gerar mais energia que painéis solares no telhado, a janela solar garante isolamento térmico e acústico para construções

janela solar
As janelas também são resistentes a granizo, chuva e ventos fortes. Foto: SolReina

Gerar a eletricidade que vamos usar em casa usando placas solares é uma possibilidade que tem traído cada vez mais famílias. Mas, com criatividade, a empresa espanhola SolReina encontrou novas funções para os painéis fotovoltaicos: as janelas solares, além de gerar energia, garantem isolamento térmico e acústico.

A invenção foi premiada como a Melhor Invenção Protegida pela Propriedade Industrial do Instituto Espanhol de Patentes e Marcas, em uma competição com outros 153 projetos. O reconhecimento é merecido, já que a janela pode gerar até 15% a mais de energia do que painéis instalados no telhado e pode ser incorporada às fachadas de casas e prédios sem comprometer a estética do projeto.

O produto desenvolvido por José Reina García é uma janela com um painel fotovoltaico em uma persiana dobrável e ajustável, que “transcende a definição convencional de janela”, segundo o empreendedor.

janela solar
Imagens: SolReina

Projetadas para uso em exteriores, as janelas podem gerar entre 150 e 225 W por metro quadrado. Com uma estrutura feita de alumínio, elas usam vidro temperado de alta segurança e “alcançam excelente resistência contra estresse mecânico, como granizo, e mudanças de temperatura”, diz Reina.

A parte frontal dos painéis é constituída por vidro altamente transparente que garante uma elevada passagem de luz. Já a parte traseira é composta por uma lâmina de vidro isolante juntamente com um vidro de segurança temperado com camada de baixa transmissão de energia. A absorção sonora está relacionada à espessura da lâmina de vidro, na faixa de 38 a 40 dB.

janela solar
Imagem: SolReina

A eficiência energética vem pelo uso de células de silício cristalino de que transformam energia solar em energia elétrica de corrente contínua. Cada célula é classificada eletricamente para otimizar o desempenho do módulo.

As janelas podem regular sua orientação e adotar diferentes posições para otimizar o aproveitamento da radiação solar. Outra vantagem são as diversas opções de tamanho e design para se adaptarem perfeitamente a vários projetos.

Mais do que gerar eletricidade, as janelas ajudam a poupar energia já que o isolamento térmico oferecido pelo produto diminui a necessidade do uso de ar-condicionado em até 80%, de acordo com o fabricante.

Atualmente as janelas solares da SolReina são comercializadas apenas na Espanha e devem chegar ao mercado alemão em breve. Infelizmente, o fabricante não tem planos de expandir seus negócios para outros continentes – já que a invenção seria bem interessante para o clima brasileiro.

janela solar
Dependendo da posição os painéis podem funcionar inclusive como toldos de proteção. Imagem: SolReina