Capa solar pode proteger e carregar veículos elétricos

Empresa que fabrica painéis solares flexíveis testou a solução em veículos na Europa

capa solar

Veículos elétricos são objeto de desejo de muita gente, pela economia com os gastos em combustível e pela escolha por um transporte com menos emissão de carbono. Uma opção que traz benefícios para os consumidores e para o planeta, mas que ainda é inacessível para a maioria das pessoas.

Quem pode comprar um carro elétrico muitas vezes se preocupa com a recarga do veículo – muitas cidades e rodovias não possuem pontos de recarga adequados.

E se fosse possível recarregar o veículo com a luz do sol, enquanto ele estiver estacionado? Esta é a proposta da Armor, uma companhia francesa que fabrica painéis solares de películas finas. Um dos produtos da empresa, batizado de ASCA, usa compostos semicondutores baseados em polímeros orgânicos que são impressos em películas flexíveis.

O que pode parecer complicado, é capaz de trazer uma solução simples para proprietários de carros elétricos. Graças a sua flexibilidade o produto pode se moldar a superfícies curvas, o que não é possível com os painéis solares tradicionais.

Os testes mostram que as películas flexíveis podem ser enroladas e desenroladas até 50 mil vezes sem perder eficiência. Cada metro quadrado da película pesa apenas 450 gramas – o que torna o seu uso em diferentes superfícies ainda mais fácil.

Capa para carro

Recentemente, a empresa aplicou as películas de painéis solares flexíveis em um veículo elétrico modelo Gazelle. Apesar de existirem diversas tecnologias desenvolvidas para somar painéis solares a carros elétricos para aumentar a autonomia, esta é a primeira vez que esta fonte de energia é colocada em uma capa e não no próprio veículo.

A empresa afirma que também é possível colocar a película sobre o próprio carro.

A película com painéis solares ocupa uma área de 4 metros quadrados, o suficiente para garantir uma carga de energia extra ao carro e aumentar sua autonomia em até 15 quilômetros, quando o carro está exposto ao sol por cerca de 8 horas.

Segundo a Armor, o objetivo é aprimorar a tecnologia para que o ganho de autonomia chegue aos 48 quilômetros por dia. A empresa afirma ainda que é possível fixar os painéis solares na superfície do próprio veículo.

Mais autonomia e menos geração de carbono

“Com uma capa solar retrátil, é possível reduzir ainda mais a pegada de carbono durante as viagens. Nosso objetivo é fazer com que o transporte no futuro seja cada vez mais autônomo e que consuma menos energia”, disse em nota a empresa.

Apesar da capa solar não ser ideal para quem estaciona em ambientes cobertos, ela pode ser uma boa alternativa para uma recarga de emergência, já outras fontes de energia para o carro ainda serão necessárias. E, quando o carro ficar estacionado sob o sol, estará protegido e sendo carregado ao mesmo tempo.

Veja abaixo o mecanismo criado para cobrir e descobrir o veículo com a capa solar: