Muitos têm a impressão de que a produção em grande escala não pode incluir o cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. Na agricultura especialmente, este contraponto ganha força com a ideia de que para se produzir em grande escala, com qualidade garantida, é necessário abrir mão de alguns princípios e, por exemplo, usar sempre agrotóxicos ou excluir áreas de preservação e plantas nativas do local do cultivo.

No entanto, muitas empresas já demonstram que métodos de produção sustentáveis são mais positivos para todos os envolvidos, gerando benefícios ambientais, econômicos e sociais. É o caso da Nespresso, empresa que investe na produção sustentável de café justamente para garantir a qualidade do produto.

“A produção na agricultura é um dos temas mais discutidos na esfera ambiental, principalmente no que diz respeito aos impactos que podem ser causados na natureza. Por isso, como parte do nosso compromisso global, possuímos ações que visam garantir a qualidade sustentável da produção, do grão à xícara”, explica Guilherme Amado, Líder do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável.

Programa AAA

Entre as iniciativas da empresa, destaca-se o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, lançado em 2003 em colaboração com a Imaflora e a Rainforest Alliance, criada para ajudar na preservação da biodiversidade e garantir a sustentabilidade.

Graças à parceria, a produção dos cafés usados pela Nespresso recebe o selo Rainforest Alliance – um certificado mundial que garante um sistema de gestão sustentável para produtos agrícolas produzidos em países tropicais.

nespresso café sustentabilidade

Para que os profissionais conquistem a verificação sustentável do café, eles passam por capacitações e aprendem técnicas que os apoiam na produção de um café de alta qualidade, com práticas ecologicamente corretas e que também contribuem com a sua qualidade de vida.

“O Programa Nespresso AAA nos incentivou a implementar os cuidados ambientais e sociais, além, claro, de nos motivar a produzir produtos de qualidade por meio da nossa cooperativa parceira, a Expocaccer. É um programa que que todos ganham: os nossos colaboradores com melhores condições de trabalho, nós com um prêmio de reconhecimento, nossa cooperativa por atender a um grande cliente e o consumidor por beber um café de excelente qualidade!”, conta Gláucio de Castro, produtor da Fazenda Macaúbas de Cima, no Cerrado Mineiro. 

A iniciativa começou com 300 produtores e produtoras inscritos e cresceu tanto que hoje existem cerca de 100 mil fazendas em 14 países, sendo 1,2 mil só no Brasil. O país é o maior fornecedor de cafés para a Nespresso e toda a produção brasileira para a marca possui verificação pelo Programa AAA.

Três frentes

São três frente de ação. A primeira é o trabalho com os produtores e as produtoras de café, com foco na relação direta com a atividade desenvolvida por cada fazenda, considerando aspectos ambientais, econômicos e sociais.

A segunda frente inclui 450 agrônomos e agrônomas que trabalham junto com os produtores e as produtoras para garantir a qualidade no campo, ajudando a desenvolver planos personalizados, de acordo com a realidade e condições de cada local, de forma a aumentar a produtividade e a sustentabilidade.

A terceira frente inclui parcerias com organizações que possam proporcionar oportunidades únicas na cadeia do café e potencializar os resultados. O programa também conta com a parceria da Aliança Global de ONGs, que incentiva práticas sustentáveis de cultivo do café com trabalhadores locais.

Benefícios

Pesquisas demonstram que produtores e produtoras do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ se beneficiam de melhorias de 22% nas condições sociais, de 52% nas condições ambientais e de 41% nas condições econômicas, em comparação com os outros que não participam do Programa.

“O Programa Nespresso AAA de qualidade sustentável tem transformado vidas. Nós agrônomos e agrônomas e os produtores e as produtoras do programa compartilhamos em comum a busca por uma produção sustentável e de alta qualidade, trabalhando com as melhores práticas agrícolas, movidos pelo amor ao café”, conta Francielle Aparecida Rosa, engenheira agrônoma da Nespresso Brasil – Cluster Cooxupe.

Resgate da cultura cafeeira

Lançado oficialmente em 2019, o Reviving Origns é parte do Programa AAA e tem como meta resgatar a cultura cafeeira em regiões ameaçadas por conflitos, crise econômica e problemas ambientais. Os produtores e as produtoras recebem treinamento e recursos para o cultivo sustentável de café, melhorando a qualidade de vida das suas comunidades e garantindo a produção de cafés reconhecidos mundialmente por seu sabor e aroma únicos.

“Nosso principal propósito enquanto companhia é valorizar as pessoas que fazem parte da nossa cadeia. Por isso, por meio das ações do Reviving Origins, trabalhamos em busca de soluções construtivas para dar suporte às áreas de cultivo de café onde há vulnerabilidade social. Queremos ajudar as comunidades locais a fortalecerem suas economias por meio do café”, diz Guilherme Amado, Líder do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ no Brasil.

Em comemoração ao seu segundo ano, o programa lançou o café AMAHA awe Uganda, ou ‘Esperança de Uganda’, produzido na região das montanhas Rwenzori. Também fazem parte desta linha de cafés especiais o TAMUKA mu ZIMBABWE, produzido na região Leste do Zimbábue, e o ESPERANZA de COLOMBIA, de Caquetá. O programa trabalha atualmente com 2 mil produtores e produtoras em diferentes regiões do mundo, garantindo a sustentabilidade e a qualidade da cultura cafeeira.

Investimento em Sustentabilidade

A Nespresso investe anualmente mais de R$ 5 milhões em ações ligadas à sustentabilidade, desde o trabalho o realizado no cultivo até a reciclagem das cápsulas de alumínio.

Por meio do compromisso The Positive Cup™, a companhia atua com a gestão sustentável do café, do alumínio e em práticas relacionadas ao clima com metas globais até 2020. No Brasil, a marca tem investido no sistema de reciclagem de cápsulas e possui mais de 157 pontos de coleta. 

Para saber mais sobre as práticas sustentáveis da Nespresso, acesso ao site.