Óleo de cozinha usado
Foto: Ashwini Chaudhary(Monty) | Unsplash

Uma família consome em média de 12 a 15 litros por ano de óleo, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE). Agora imagine o consumo no setor gastronômico e, mais ainda, o impacto que o descarte incorreto do óleo causa na natureza. Nas franquias da Giraffas em Brasília, a média mensal de óleo coletado está entre 70 e 120 litros. Buscando promover uma ação em prol do meio ambiente, a rede está transformando óleo de cozinha em sabão.

A iniciativa, além de ampliar a consciência ambiental, proporciona a economia local. Para o sucesso dessa iniciativa, a parceria entre as franquias do Giraffas e cooperativas locais tem sido fundamental. São elas que realizam a coleta e transformação do óleo residual em sabão, além de proporcionar oportunidades de emprego local.

Sabão Rocinha
Na Rocinha, a mesma iniciativa já ocorre entre os moradores. | Foto: Divulgação

Atualmente, todas as lojas no Distrito Federal e região circunvizinha estão engajadas nesse processo, algumas realizando a venda de gordura para as cooperativas e outras doando este resíduo.

Economia no bolso e no solo

Nos mercados onde a iniciativa já está em vigor, como em Brasília, aproximadamente 6.800 litros de gordura são coletados e comercializados mensalmente, resultando em uma economia significativa – em torno de R$8.500 por mês – para os franqueados. A quantidade de óleo coletado varia conforme o faturamento de cada restaurante, mas a média mensal por loja está entre 70 e 120 litros.

óleo de cozinha usado
Foto: iStock

Além do impacto econômico, a iniciativa também contribui para a preservação do meio ambiente, evitando a contaminação da água e promovendo um ciclo sustentável de uso e reaproveitamento dos recursos naturais.O descarte incorreto de apenas um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 25 mil litros de água, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
​‏
Jaime Laranjeiro, diretor de operações e desenvolvimento de pessoas no Giraffas, destaca a importância de conscientizar os franqueados sobre a responsabilidade ambiental como cidadão e ainda mais como empreendedor. “Com mais de 80 lojas em Brasília aderindo à prática, queremos estender essa iniciativa para toda a rede, incentivando nossos colaboradores a abraçarem causas que contribuam para a preservação do meio ambiente.”