- Publicidade -

A Alemanha é um país referência quando o assunto é sustentabilidade. Nas universidades alemãs, a oferta de cursos de pós-graduação nessa área, com abordagem multi e transdisciplinar, está acessível também a graduados brasileiros, que podem, inclusive, participar dos programas de bolsas de estudo.

- Publicidade -

Um desses exemplos é o EPOS (Development-Related Postgraduate Courses), do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. O programa disponibiliza bolsas em 39 cursos de pós-graduação.

Para concorrer a essas vagas, com prazos de inscrições específicos, os candidatos devem ter, pelo menos, dois anos de experiência profissional e graduação completa na área do curso escolhido.

Os candidatos precisam preencher um formulário eletrônico e anexar vários documentos, entre eles: currículo e carta de motivação elaborados com modelo da plataforma Europass e assinados manualmente; cartas de recomendação da universidade de origem e do empregador e certificados de habilidade em inglês ou alemão, dependendo do idioma do curso. Caso a universidade de destino exija, também é possível que o candidato tenha que apresentar um projeto de pesquisa.

Os prazos de inscrição variam de acordo com o curso. Clique aqui e veja a lista completa de oportunidades.

- Publicidade -