compras de natal sustentabilidade
Especialista em Sustentabilidade dá dicas para as compras de natal. Foto: Pixabay

As festas de final de ano são um dos momentos mais esperados por todos. Uma chance de estar próximo de quem a gente ama e das pessoas que fizeram parte da nossa vida no ano que passou. É também muito comum trocar presentes e aproveitar a ocasião para agradar quem a gente quer bem e celebrar a vida.

Em um ano tão atípico e difícil como foi 2020, as festas de natal vem carregadas de significados diferentes para todos e de cuidados em relação às reuniões e encontros familiares. É comum, ainda mais nestes dias, procurar no consumo e presentes sentimentos bons – para nós e para quem a gente ama.

Mas, é sempre importante lembrar que o consumo consciente se faz cada vez mais necessário e que existem muitas outras formas de preenchermos as festas de final de ano com amor e sorrisos. E que, quando formos comprar presentes, é possível fazer escolhas mais sustentáveis.

É possível fazer compras de natal levando em conta a sustentabilidade na escolha dos presentes. Foto: Pixabay

Compras online

Com a pandemia, o mercado on-line teve um grande impulsionamento em 2020. Segundo o levantamento da Neotrust/Compre&Confie foram 7,6 milhões de compras on-line neste dia, aumento de 24,7% maior em comparação à Black Friday de 2019.

Por outro lado, segundo pesquisa McKinsey Brazil 2020 Opportunity Tree, 85% estão melhor comprando produtos mais sustentáveis e 84% da geração Z parou de comprar de empresas que estão envolvidas em escândalos controversos.

A boa notícia é que dá para fazer as compras de natal sem abrir mão da sustentabilidade e consciência. Produtos e serviços mais saudáveis, mais inclusivos e mais sustentáveis estão à disposição no mercado.

Compras sustentáveis

“Não podemos ser extremistas ou ingênuos achando que todas as empresas agora viraram sustentáveis ou estão totalmente conscientes socioambientalmente. É um processo que está acontecendo, mas ainda lentamente. O desejo é que fosse mais rápido”, explica o especialista em sustentabilidade Marcus Nakagawa, autor do livro 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo, vencedor do Prêmio Jabuti 2019.

Marcos explica que para uma mudança efetiva por parte das empresas acontecer, é necessário que os consumidores passem a pesquisar, verificar, divulgar e comprar de marcas com atitudes, processos, produtos e serviços com o menor impacto possível para o meio ambiente ou para os seres humanos envolvidos no processo.

PLataformas reúnem empresas, produtos e serviços mais sustentáveis para as compras de natal. Foto: Pixabay

Para ajudar nesta busca, o especialista em sustentabilidade selecionou algumas plataformas onde é possível encontrar empresas mais sustentáveis, além de pesquisar informações sobre os seus produtos e serviços.

Sistema B – Estas empresas passam por um processo de adequação de indicadores que têm a ver com as questões de propósito, impactos socioambientais, governança, entre outros. Para isso existe uma verificação terceirizada para este processo. A maioria são empresas pequenas e médias, e muitas são de business to business (B2B). Mas vale a pena dar uma olhadinha para ver se tem algum produto ou serviço que você está buscando;

Mercado Livre – produtos sustentáveis – Uma grande empresa como o Mercado LIvre criar uma aba e uma catalogação para estes tipos de produtos mostra que realmente existe um mercado crescente. Neste site eles dividem em: alimentação saudável; reutilizáveis & zero waste; jardim; beleza; moda; utilidades domésticas; equipamentos; saúde e higiene; e upcycling (produtos reciclados com valor agregado). O site é uma aba deste grande Marketplace, o que facilita para quem já tem conta e cartão de crédito registrado;

Eco Consumo – Este site possui muitos produtos desenvolvidos por várias outras empresas. Na descrição eles colocam que é um Marketplace de empresas sustentáveis que se juntaram para oferecer mais comodidade aos clientes e atender todo Brasil. Também existem temas de limpeza, beleza, saúde, móveis, entre outros;

Change for Good – Nesta plataforma, além de vários conteúdos em forma de podcast e textos muito interessantes sobre a temática de sustentabilidade, valores e histórias de pessoas, existe uma curadoria de produtos e serviços com valores. Para quem gosta de dicas com explicações rápidas dos produtos, serviços e das empresas existem catálogos especiais de dia das mães, dia dos namorados e Natal;

Mappei 1VSP – Este site possui todos os materiais para se ter uma vida sem plástico e sem desperdício. Mais do que isso as empreendedoras possuem uma loja física, a primeira do Brasil Zero Waste (desperdício zero), na cidade de São Paulo, que dá para conhecer os produtos fisicamente e ter indicações personalizadas para que seus dias sejam mais sustentáveis.