- Publicidade -

O descarte inadequado de pneus é um enorme problema ambiental. Além de levar centenas de anos para se decompor, o material exposto às chuvas contribui para o assoreamento dos rias e as enchentes e se torna ideal para a proliferação de mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.

Para evitar este tipo de problema, alguns cuidados simples podem ser tomados. Veja abaixo uma lista elaborada pela Reciclanip com dicas de como descartar adequadamente os pneus inservíveis:

  1. Quando for trocar o pneu “careca” por um novo, deixe-o com o revendedor. Ele é o responsável por encaminhar esse pneu que não tem mais uso para a destinação final ambientalmente correta.
  2. Caso você tenha um pneu em casa e não sabe o que fazer para descartá-lo, basta tomar uma atitude simples: vá a qualquer revendedor da marca do seu pneu inservível e entregue o pneu lá. Eles vão recebê-lo e destiná-lo adequadamente.
  3. Outra opção é encaminhar o pneu a um dos mil pontos de coleta de pneus inservíveis disponibilizados pela Reciclanip em todo o Brasil. Acesse o site da entidade, cheque o ponto de coleta mais próximo à sua residência e agende um horário para a entrega do pneu inservível gratuitamente.
  4. Para quem mora em municípios longínquos, porventura distantes dos pontos de coleta, basta entrar em contato com a prefeitura e procurar por pontos de coleta voluntários, nos quais poderá deixar o seu pneu sem serventia.
- Publicidade -