Os vombates são marsupiais originários da Austrália, pertencentes à família vombatidae. São animais atarracados que têm cerca de 1 metro de comprimento e uma cauda curta e grossa. Eles também estão se transformando em heróis do reino animal.

Isso porque, durante os incêndios que atingem a Austrália, os vombates estão abrigando outros animais suas tocas, protegendo-os do fogo que ameaça o seu habitat. Eles constroem túneis subterrâneos que estão servindo de proteção para cangurus, lagartos, coelhos e saruês, garantindo a sua sobrevivência.

O documentarista Peter Hylands visitou uma área incendiada no Santuário Selvagem Cobargo e encontrou animais completamente ilesos que, provavelmente, se abrigaram nas tocas subterrâneas durante o incêndio. “Esta é a única explicação uma vez que as áreas das queimadas são muito extensas”, disse ele.

Esta também é a opinião da especialista em resgate de vombates, Yolandi Vermaak. “Vi saruês entrando em tocas, também vi lagartos e coelhos. Vi até um pequeno canguru fazer isso”.

Ela conta ainda que não viu um vombate sequer com marcas de queimaduras durante suas missões de resgate. Ao contrário, ela tem encontrado muitos animais que sobreviveram, vombates e outras espécies, por terem se escondido nos seus túneis.  

Foto: Pixabay