- Publicidade -

Vagas de carros em SP são transformadas em espaço para lazer

O espaço que normalmente seria ocupado por dois carros, agora é utilizado como espaço público e área de convivência.

O espaço que normalmente seria ocupado por dois carros, agora é utilizado como espaço público e área de convivência, em meio ao movimento da cidade de São Paulo. A ação, parte da programação da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, é uma iniciativa do Instituto Mobilidade Verde com o grupo Design OK.

- Publicidade -

A chamada “Zona Verde” faz alusão aos parklets, criados originalmente em São Francisco, nos Estados Unidos, e está localizada na Rua Padre João Manuel, 63, esquina com a Avenida Paulista.


Fotos: Divulgação

O objetivo da Zona Verde é converter o espaço do estacionamento de automóvel na via pública em área recreativa temporária, estimulando a ocupação pela comunidade, além do desenvolvimento de atividades que levantam a discussão da importância de se criar áreas de refúgio.

- Publicidade -

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Mobilidade Verde constata que não há uma queda no interesse pelo automóvel, mas, em contrapartida, aponta que os jovens têm uma percepção mais racional em relação ao uso do carro. Entre os entrevistados na faixa dos 26 aos 31 anos, 98% disseram ser donos de carro, mas 78% deles, porém, disseram usar o carro apenas uma vez por semana.


Fotos: Divulgação

- Publicidade -

Os espaços ficaram disponíveis para a população até o dia sete de dezembro na rua Padre João Manuel, 63, ao lado do Conjunto Nacional. A estação mais próxima é a Consolação da Linha 2 – Verde do Metrô.