- Publicidade -

Aprenda como plantar laranja em vaso

Engenheira agrônoma e paisagista dá dicas para você começar seu pomar doméstico.

Aprenda como plantar laranja em vaso
Fotos: Senac São Paulo

Plantar laranja em vaso sempre pareceu algo pouco provável, porém esta é uma opção possível para quem não tem um jardim ou mora em apartamento. 

- Publicidade -

O CicloVivo separou a dica sobre como plantar laranja em vaso da engenheira agrônoma e docente da área de paisagismo, Roselaine Sekiya.

Roselaine é coordenadora do curso técnico de paisagismo do Senac e já ministrou oficinas sobre “Pomar Doméstico – o que plantar e como cuidar”, ensinando aos interessados como cultivar espécies frutíferas mesmo dispondo de espaços pequenos. 

Neste conteúdo disponibilizado pelo Senac São Paulo, a paisagista ensina como plantar laranja em vaso.

Os materiais necessários são: Terra vermelha, areia, terra preta, pedra de argila expandida, calcário em pó, manta acrílica, vaso de 80 litros, pá pequena, tesoura, faca, luvas e uma muda de laranjeira. 

- Publicidade -

Como plantar laranja em vaso

Como fazer: cubra o fundo do vaso com pedras de argila expandida. Coloque a manta acrílica cobrindo toda a argila até as laterais do vaso. Acrescente, com as mesmas proporções, a terra vermelha, preta e areia – cerca de 10 pazinhas de cada tipo de terra e de areia.

Em seguida, ponha uma pazinha rasa de calcário em pó e misture tudo. Use a marca do vaso como limite.

Faça um buraco no meio para inserir a muda. Meça a altura do buraco no vaso para encaixe da muda, cortando o fundo da muda na mesma proporção. Corte o plástico que envolve a raiz da muda e coloque-a no vaso.

- Publicidade -

Plantando a laranjeira no vaso

Se a raiz ainda ficar muito alta, repita o processo de corte. Cubra totalmente a raiz com a mistura de terras e areia. Pressione a terra para dar firmeza.

Insira um tutor da altura do fundo do vaso até o topo da planta (o tutor pode ser uma vareta de madeira ou vara de bambu).

Cubra a superfície do vaso com as pedras de argila expandida para decorar, e então, basta regar, cuidar e esperar ela dar frutos.

Dicas para cuidar da sua plantinha

Lembre-se de colocar de 10 a 20 litros de água distribuídos em uma semana – para um vaso de 80 litros.

Para adubar, prefira a opção orgânica e faça pelo menos, três vezes por ano, utilizando húmus de minhoca, esterco ou composto orgânico.

“Com esse processo natural, a fruta fica mais doce e gostosa, com aquele sabor de roça. O fruto não fica tão vistoso quanto no caso de adubação química, mas tudo o que é orgânico tem um sabor mais intenso e é mais saudável”, esclarece a profissional.

Ramos secos, galhos grossos, malformados e doentes devem ser retirados na hora da poda. O tronco deve ser limpo frequentemente e, caso haja ataque de líquens e musgos, devem ser retirados com uma escova. Uma dica da docente é não deixar a copa muito fechada. “Se não bater sol nos ramos ela não produz frutos”, justifica.

A colheita deve ser feita com cuidado para não machucar os frutos e romper a casca.

Além de plantar laranja em vaso, você pode também usar a técnica para outras cítricas como limão, limão siciliano e mexerica. Você pode até mesmo como plantar uma bananeira em vaso.

Com informações do Senac São Paulo.