O escritório cooperativo de projetos socioambientais Sapiência Ambiental realiza, no próximo dia 17, uma oficina gratuita sobre saneamento ecológico. A atividade acontece no Sesc Interlagos, como parte da programação da Mostra de Práticas Socioambientais Pétala por Pétala.

Nesta oficina, os participantes vão conhecer um breve panorama histórico do desenvolvimento das tecnologias de tratamento de esgoto e as alternativas a esse modelo, baseadas nos princípios da permacultura. O ponto central é desconstruir o conceito de esgoto como algo “asqueroso” que precisa ser afastado o mais rápido possível, e estabelecer uma perspectiva que compreenda o esgoto como uma preciosa fonte de recursos que podem ser aproveitados.

Serão apresentados alguns dos princípios básicos do funcionamento do sistema, que não usa energia elétrica e é composto por quatro estágios de tratamento biológico, sendo duas fossas biodigestoras e dois biofiltros plantados com espécies fitorremediadoras.

Será construído um sistema piloto com baldes de 20L, com o uso de instrumentos utilizados em obras em escala real como, por exemplo, mangueira de nível, para que sejam marcados os furos das entradas e saídas, com o intuito de elucidar acerca de alguns aspectos construtivos e de projeto. Também serão levadas mudas de espécies fitorremediadoras, para que os participantes possam conhecer de perto algumas das espécies utilizadas no tratamento de esgoto.

Quem ensina

Vitor Tonzar Chaves é mestre em engenharia sanitária e ambiental pela USP e é o diretor de projetos da Sapiência Ambiental, um empreendimento de impacto social baseado nos princípios da permacultura, engenharia engajada e sustentabilidade

Data: 17 de novembro de 2019 (domingo)
Hora: 14h às 16h
Local: Viveiro de Plantas
Recomendação: pessoas a partir de 12 anos
Grátis. Distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade.

Foto: Rafael Martese