Na próxima quarta-feira, dia 25 de setembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), promoverá o 1° Encontro de Práticas de Compostagem do Município, a fim de ampliar essa iniciativa na sociedade.

O encontro gratuito e com vagas limitadas, contará com a apresentação de seis coletivos com iniciativas em compostagem, além da presença do Presidente da autarquia, Edson Tomaz de Lima Filho, e o Subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos.    

O Presidente da Amlurb falará sobre as práticas de compostagem desenvolvidas pela Prefeitura e o Engenheiro da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Fernando Antônio Wolmer, apresentará as perspectivas para a compostagem na capital.

“Nosso intuito é potencializar iniciativas locais para inspirar pessoas e instituições a cada vez mais reciclar os resíduos orgânicos. No município fazemos isso em grande escala, reaproveitando restos de frutas, verduras e legumes de feiras livres nos cinco pátios de compostagem. Com essa medida, a Prefeitura já desviou mais de 9 mil toneladas de resíduos orgânicos dos aterros sanitários”, diz Edson Tomaz, Presidente da Amlurb.

Pátio de compostagem da Sé. | Foto: Amlurb

O evento receberá uma apresentação em estilo trade show de seis coletivos com iniciativas em compostagem. O Coletivo das Vilas apresentará o projeto de composteiras comunitárias nas praças da região da Vila Madalena e o Projeto Eco-Estudantil falará sobre o melhoramento do solo através da prática de compostagem.

Já o Condomínio Pátio Victor Malzoni mostrará o projeto que recolhe resíduos orgânicos e os transforma em adubo no estacionamento fechado do prédio. O condomínio Buriti apresentará sua iniciativa de compostagem em caixas d’ águas. Por fim, o Sabor da Fazenda vai exibir suas práticas dentro um viver particular; e o Instituo Favela da Paz vai falar sobre a prática de transformar os orgânicos em gás de cozinha, através do processo de biodigestão.

Após as exposições, o público presente será conduzido a uma visita ao Pátio de Compostagem da Lapa para ver na prática o processo de compostagem promovido pela Prefeitura.

Programação

  • Data: 25 de setembro de 2019
  • Horário: 8h30 às 15h30
  • Local: Faculdade Rio Branco, campus lapa
  • Endereço: Av. José Maria de Faria, 111- Lapa
  • Link para inscrição: http://bit.ly/30Jat7i