Neste domingo (8), uma oficina na capital paulista trará os conceitos básicos da Tomada de Decisão Holística e Escala de Permanência da Linha Chave. A oficina é feita da união de várias iniciativas socioambientais com a presença do educador e consultor em agricultura regenerativa Eurico Vianna.

A Tomada de Decisão Holística faz parte do Gerenciamento Holístico, uma plataforma de gestão de propriedades rurais criada pelo ecologista e ambientalista Zimbabuano Allan Savory.

Embora tenha sido criada para a gestão de propriedades rurais, essa plataforma tem sido amplamente adotada pelos ‘negócios verdes’ ou pelo empreendedorismo socioambiental por ser muito eficiente em garantir a restauração ecológica, a viabilidade financeira e a qualidade de vida dos envolvidos ao mesmo tempo.

Alguns exemplos de inovação de permacultores e planejadores de propriedades rurais usando a Tomada de Decisão Holística são: a Very Edible Gardens, empresa de consultoria permaculltural australiana que foi mencionada no livro Retrosuburbia de David Holmegren; a All Points Design do consultor canadense Javan Bernakovitch; e a Plataforma Regrarians, onde ela foi adaptada para a Escala de Permanência da Linha Chave por Darren Doherty.

A Escala de Permanência da Linha Chave foi um dos conceitos fundamentais para a criação da Permacultura. No entanto, nas últimas décadas alguns erros conceituais tem sido propagados na literatura e prática da permacultura que comprometem a eficiência dos desenhos principalmente no que tange a hidrologia e a produtividade das propriedades projetadas.

Quando e onde

Quando: 08 de Dezembro (domingo)
Horário: 14h às 18h
Preço antecipado: 100 reais
Preço na porta: 150 reais. (Sujeito a lotação)

Local: Av. das Corujas, 456 – Vila da Terra

Inscrição no link: https://forms.gle/oNMUv66QKWQVLmm96.

Veja mais informações sobre a oficina.