casa permacultura
Foto: Root Down Farm
- Publicidade -

Uma casa no meio do mato com animais, alimentos e a garantia de suprimento de todos os serviços básicos. Em tempos normais, isso já seria um privilégio e o sonho de muitas pessoas, imagina agora com a pandemia assolando todo o mundo. Porém, esta é a realidade do casal japonês Arina e Zen Moriya, que construiu uma residência autossuficiente em Puna, no arquipélago do Havaí.

A casa está dentro de uma área de mais de 12 mil metros quadrados, batizada de Root Down Farm. Toda a propriedade é composta por três estruturas: uma casa principal, uma cabana e um bangalô – esta última o casal aluga na plataforma do Airbnb.

Coco, abacate, banana, mamão e tomate são algumas das frutas que podem ser encontrados no local. Tudo orgânico. Além da variedade de frutas, há também verduras, flores e animais diversos, desde os domésticos até galinhas e porcos.

- Publicidade -

Cercada pela exuberante vegetação e o clima tropical, a propriedade não tem ligação com a rede de esgoto, água ou eletricidade. Para garantir tais serviços, instalou placas solares para produzir sua própria energia e banheiros secos de compostagem. Já a água é proveniente de poços.

Por estarem em uma ilha remota, os dois tiveram dificuldade em encontrar materiais reaproveitados para usar na estrutura da casa. Para compensar, usaram matérias-primas naturais o máximo que puderam. Inclusive, na hora de mobiliar – o que não conseguiram de “segunda mão” – colocaram a mão na massa para construir.

A residência segue o estilo japonês: minimalista, natural e funcional. Entretanto, as inspirações são variadas. Além do Feng shui, o casal inspirou-se na geometria sagrada, em antigas casas havaianas e na própria natureza selvagem local.

Em entrevista ao Apartment Therapy, o casal afirmou que uma das dificuldades é manter os móveis longe do mofo -, uma vez que estão dentro de uma floresta tropical úmida. “Esse desafio realmente nos encoraja a manter apenas o que realmente precisamos, amamos e usamos de forma consistente”.

Em seu Instagram, Arina Moriya compartilha fotos de seu oásis verde:

- Publicidade -