Nos dias 10 e 17 de abril, às quartas, acontece no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo, o minicurso “Feminismos e Tecnologias: Construindo Autonomias Sustentáveis”, atividade que integra a programação do projeto “Mulheres da Terra”. Durante esses dois dias Marcia Maria Tait Lima e Vanessa Brito de Jesus falam da prática da agricultura familiar conduzida por mulheres, o impacto das novas tecnologias no setor e suas relações com o empoderamento feminino.

O minicurso é gratuito e para participar é necessário se inscrever, com uma hora de antecedência, no primeiro dia de curso (10).

Feminismos e tecnologias

O minicurso, baseado na proposta e pesquisa das ministrantes, discute o papel da mulher no desenvolvimento do pensamento agroecológico no Brasil, o qual se apresenta como uma proposta que alia ciência, tecnologia e movimento social. A contribuição feminina dentro do ambiente agrícola, em especial na agricultura familiar, é tema de destaque levando em consideração as posições centrais ocupadas por mulheres. A presença feminina sustenta vários tipos de resistência ao modelo convencional de produção agrícola, na forma de movimentos sociais agroecológicos e práticas associativas de produção.

As convidadas

Marcia Maria Tait Lima é pós-doutoranda com bolsa PNPD/Capes no Departamento de Política Científica e Tecnológica e Professora Permanente do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp. Doutora em Política Científica e Tecnológica (DPCT/Unicamp) e Pós-doutora em Filosofia (FFLCH/USP). Autora dos livros “Tecnociência e Cientistas: Cientificismo e Controvérsias na política de biossegurança brasileira” (Annablume, 2011) e “Elas dizem não! Mulheres camponesas e a resistência aos cultivos transgênicos” (Librum, 2015), ganhador do prêmio Marcel Roche 2016 da Asociación Latinoamericana de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología (ESOCITE).

Vanessa Brito de Jesus é doutora em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (DPCT/UNICAMP) com realização de estágio de pesquisa no Laboratório de Comunicação Aplicada e Tecnologia, Simon Fraser University – Canadá. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar. Pesquisadora da área de Estudos Sociais da C&T com interesse nos temas resistência sociotécnica, subversão tecnológica, tecnologia social, tecnologia para inclusão social, agroecologia, economia solidária, avaliação e monitoramento de processos inclusivos.

Feminismos e tecnologias: Construindo autonomias sustentáveis

Com Marcia Maria Tait Lima e Vanessa Brito de Jesus

Quando: de 10 e 17 de abril de 2019

Horário: das 18h30 às 21h30 (quartas)

Onde: Tecnologias e Artes (4º andar)

Ingresso: Grátis – Inscrição com uma hora de antecedência no primeiro dia do curso (10/4). Classificação: a partir de 16 anos

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sábado, das 10h às 21h30.

Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Mais informações sobre o sesc, acesse o site. 

Foto: Julia Parpulov