Por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), a prefeitura de Salvador inaugurou três hortas comunitárias nas últimas duas semanas. A primeira delas, no bairro de Imbuí, foi implantado numa área de 10m² dentro de um condomínio. A última, na sexta-feira (10), ganhou um espaço de 55m² na Casa da Juventude Cristã, no bairro São Marcos. Na semana passada, ainda surgiu mais uma horta dentro de um CRAS recém-inaugurado.

Na Casa da Juventude foram plantadas 240 de hortaliças de 11 espécies diferentes: alface, beterraba, cebolinha, couve, hortelã, alho poró, sálvia, manjericão, pimentão, manjericão roxo e erva-doce. A iniciativa do padre local contou com o apoio dos jovens frequentadores.

Já o condomínio ganhou o plantio de hortelã, beterraba, cebolinha, manjericão, orégano, salsa, pimentão e alface. No Cras (Centro de Referência e Assistência Social), funcionários e moradores do entorno vão cuidar da maior horta implantada este ano com 150m². Foram 435 mudas, entre as espécies elas: alface, cebolinha, couve, alho poró, lavanda, pimenta malagueta, pimenta de bico, erva-doce, manjericão roxo, manjericão verde, orégano, hortelã miúdo e sálvia.

Apoio para implantação de hortas

A capital baiana possui equipes especializadas para avaliar e apoiar as comunidades que desejam introduzir hortas em seus terrenos. O grupo fica responsável por verificar a viabilidade da área de implantação, realizar trabalhos de limpeza e roçagem, doar mudas e sementes e até realizar reuniões com os envolvidos. Além disso, os grupos contam com a assistência técnica para realizar as atividades de rega, controle de pragas, entre outros cuidados.

horta comunitaria
Foto: Secis (Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência)

O pedido de implantação de hortas comunitárias pode ser feito pelo telefone (71) 3611-3802.