Na estação mais quente do ano as plantas podem trazer mais frescor ao espaço. Entretanto, com a alta incidência de luz e temperatura é preciso buscar as espécies que se adaptam melhor a este tipo de clima. As flores plantadas apresentam maior resistência que as de corte. Orquídeas e gerânios são algumas das opções recomendadas por floristas.

Kalanchoe, ou flor da fortuna, e violetas também são flores que se adaptam bem a climas mais secos. Essas espécies apresentam vários tipos de cores, como o vermelho, amarelo, alaranjado, branco, lilás e rosa, opções que ajudam a manter a harmonia de diferentes tipos de ambientes.

A proprietária da Flora Silva Flores, Cecilia Figueira, explica que essas plantas são as mais indicadas para o verão pela resistência, desde que não recebam incidência excessiva de sol e muita corrente de vento, que também é responsável pelo ressecamento das plantas e provocando a desidratação da flor. “Regar periodicamente também é necessário, já que a água é vital para qualquer espécie”, ressalta.


Foto: iStock

Segundo a florista, existem diversos tipos de orquídeas adequados para a estação. “No verão, o ideal é hidratá-las todos os dias, no início da manhã ou no final da tarde, pois a hidratação em picos de temperaturas causa choque térmico, reduzindo a durabilidade”, recomenda.

Para outras espécies, a florista orienta observar os tamanhos das hastes de cada uma delas. “Plantas com hastes mais grossas e suculentas pedem menos água, já que costumam armazenar mais água. Por exemplo, a violeta, que quando está muito quente não deve ser regada. Para este tipo, o ideal é seguir a recomendação de hidratar no início ou fim do dia e de preferência sobre a terra em que está plantada, de duas a três vezes por semana”, diz.

 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.