Quando se fala em pimenta, a gente já lembra da ardência da pimenta malagueta ou da deliciosa pimenta biquinho. Mas são mais de 20 espécies de pimenta do gênero Capsicum, nem todas com esse ardor característico, e somente cinco delas são mais cultivadas.

As espécies mais cultivadas são a Capsicum annuum pimentões, pimenta jalapenho e outras), Capsicum baccatum (pimenta dedo de moça, pimenta cumari), Capsicum chinensi (pimenta-murupi, pimenta de cheiro, entre outras, são as pimentas mais picantes), Capsicum frutescens (pimenta malagueta, tabasco, e outras) e Capsicum pubescens (pimenta Rocoto e Manzano, são pimentas de folhas com pelos, difíceis de cultivar).

Uso

As pimentas têm ampla utilização na culinária, mas também podem ser indicadas para fins medicinais e como inseticida natural (confira receita caseira com calda de pimenta). É também cultivada como ornamental, e seus frutos coloridos deixam os jardins e vasos mais bonitos. As pimentas podem ser cultivadas em vasos, jardineiras, em hortas orgânicas, confira as dicas necessárias para iniciar seu plantio.

Temperatura e ambiente

A temperatura adequada para o plantio da maioria das pimenteiras é entre 16 a 35ºC, pois elas são de origem de climas tropicais e subtropicais. Algumas espécies, no entanto, como a Capsicum pubescens, está mais adaptada a regiões frias, e para seu plantio recomenda-se temperaturas abaixo de 26ºC. De qualquer modo, não plante em locais que têm o risco de ocorrer geadas ou temperaturas muito baixas.

Luminosidade e solo

As pimenteiras apreciam luz solar direta por pelo menos seis horas diárias. Nas horas de maior calor e sol intenso, deixe sua pimenta com sombra parcial.

Já o solo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 a 7.

Irrigação

A rega deve ser feita com frequência e o solo precisa estar sempre úmido para obter uma planta de qualidade. Porém cuidado para não deixar o solo encharcado.

Plantio

Para fazer muda de pimenta orgânica, você vai precisar das sementes. Você pode semear já no local definitivo ou semear em sementeiras, potes plásticos ou até papel mata-borrão.

As sementes de pimenta devem ficar a 0,5 cm do solo. Elas germinarão dentro de 1 a 2 semanas, em temperaturas em torno de 30ºC. Caso a temperatura seja inferior a 20ºC, a semente provavelmente vai apresentar dormência, ou seja, não vai germinar. Quando a muda estiver com 8 a 10 cm, ela pode ser transplantada para o local definitivo.

O espaçamento recomendado para pimenteiras em hortas é de 60 a 120 cm entre linhas e de 20 a 60 cm entre as plantas. Se for plantada em vaso, basta que o recipiente tenha pelo menos três litros de capacidade ou 40 cm de diâmetro.

Na adubação de plantio, o adubo é na seguinte proporção: coloque 70% de terra para 30% de adubo orgânico, que pode ser composto, esterco, húmus de minhoca, entre outros.

Faça a correta manutenção

Retire as plantas invasoras que competem por nutrientes e água. Retire partes das plantas que foram atacadas e estão doentes.

As principais doenças em pimenta são causadas por bactérias, fungos e vírus, e deixam sintomas como manchas e podridões. Fique sempre de olho no seu plantio, se algo estiver diferente, faça o imediato controle.

Você pode optar por usar tutoramento, para segurar suas pimenteiras. Isso acontece para evitar que as plantas caiam. Tome cuidado ao armar seu tutoramento e deixe a planta livre para crescer.

Quando perceber que sua pimenteira está florindo ou frutificando, regue com frequência. Esse é o momento que ela mais precisa de água. Lembre-se de nunca encharcar o solo.

Na adubação de cobertura, que deve ocorrer a cada 60 dias, aplique sobre o solo o adubo orgânico de sua preferência. Se for húmus de minhoca, aplique 100g, se for esterco de galinha, aplique 150g e, se for esterco de boi, aplique 200g.

Após a colheita, é preciso podar o pé de pimenteira se for continuar com a produção. Isso vai revitalizar sua planta e estimular que ela brote mais.

Chegou a hora da colheita

Você pode colher os frutos verdes ou maduros, com o auxílio de uma luva se estiver colhendo pimentas picantes. Somente colha os frutos que estiverem com, no mínimo, 80% de cor vermelha ou amarela.
A colheita ocorre após 90 a 120 dias após o plantio e deve ser feita nas horas mais amenas do dia, para evitar que os frutos murchem.

Leia também: Gongocompostagem: Uma opção vantajosa para produção de adubo orgânico.