Gerar trabalho e renda por meio da produção de alimento saudável (sem uso de defensivos agrícolas), promover a segurança alimentar e estimular a vivência comunitária. Estes são alguns dos objetivos do chamamento público lançado pela Prefeitura de Maricá aos interessados em participar do programa Hortas Comunitárias.

O projeto, que vem sendo realizado na área metropolitana do Rio de Janeiro, tem a parceria do Codemar, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá. Entre as responsabilidades dos participantes está a obrigação de doar 15% do produto colhido na sua área -, cada um tem sua área delimitada. O trabalho estimula a coletividade em forma de mutirões para irrigação, manutenção e limpeza da horta comunitária. Em contrapartida, os produtores podem comercializar individual ou coletivamente os produtos colhidos.

“Os resultados obtidos em programas similares de hortas comunitárias têm sido satisfatórios em diversas cidades, por atender uma demanda de mercado por produtos naturais de boa qualidade”, diz o texto do edital, que é aberto somente a pessoas físicas e domiciliadas na cidade de Maricá. Confira aqui o edital com todos os detalhes.  

Cidade de Maringá possui 37 hortas comunitárias mantidas por 899 famílias

Cartilha ensina passo a passo de hortas orgânicas em espaços urbanos