O jornal é um material bastante versátil para diversos usos depois que as suas notícias ficam velhas. Ele oferece muitas possibilidades para o artesanato, por exemplo. Umas das dicas mais legais é a reutilização deste papel para a confecção de uma máscara.

Esta sugestão é muito simples de ser feita e pode ser aplicada até mesmo com crianças. Essa, inclusive é uma atividade bastante comum nas aulas de arte ministradas para alunos do ensino fundamental I e II. Para fazer uma máscara de jornal, siga as instruções abaixo.

Materiais necessários: jornal; bexiga; tesoura; cola branca; tinta plástica; guache; pincel; estilete.

Como fazer:

O preparo começa com o jornal. Portanto separe algumas folhas de uma edição antiga de um impresso e corte-as em pedacinhos quadrados. Um bom tamanho é a medida 3×3 centímetros, mas não é necessário cortá-las totalmente uniformes.

Deixe os recortes de lado e prepare a bexiga. Como ela será a fôrma para a máscara, o ideal é enchê-la de ar até que fique no tamanho aproximado do rosto de quem irá utilizá-la. Com a bexiga pronta, inicie a fase seguinte: colagem.

Os quadradinhos de jornal devem ser colados em várias camadas por metade da superfície da bexiga. Também é possível fazer a colagem em toda a bexiga, tendo ao final do processo duas máscaras. Em ambos os casos, utilize bastante cola branca e evite deixar rebarbas ou pontas soltas.

Quanto mais camadas de papel forem dispostas, mais resistente ficará a máscara. Depois que a etapa de colagem for finalizada, deixe-a secar para que o papel endureça.

Feito isso, basta recortar o formato dos olhos, escolher um personagem e soltar a criatividade para a criação de uma máscara personalizada, que pode ser usada em brincadeiras, apresentações de teatro, festas à fantasia e muito mais.

Clique aqui para ver outras dicas de artesanato com jornal.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.