Dicas para plantar e cuidar de mini-rosas

Rosas em miniatura são tão bonitas e coloridas quanto a rosas em tamanho maior – e trazem charme para qualquer ambiente

mini rosa
Foto: pxhere

Famosas por sua enorme variedade de cores e beleza, as rosas são flores que encantam qualquer pessoa. Mas cultivar roseiras nem sempre é possível para quem não dispõe de um bom espaço ao ar livre. Se esse é o seu caso, ou se você está procurando uma opção para colorir e perfumar sua varanda ou janela, as mini-rosas são uma opção super charmosa.

Essas rosas em miniatura foram seletivamente criadas para permanecerem pequenas em tamanho, mas mantém a beleza das rosas tradicionais. As rosas miniatura crescem até uma altura de 30 a 60 centímetros de altura e uma largura de até 60 centímetro. Apesar de pequenas, as mini-rosas são extremamente resistentes.

Mesmo para quem têm um jardim grande, elas são uma ótima dica para canteiros menores, além de ser um cultivo possível em vasos, jardineiras, janelas e até em ambientes interno onde recebam luz do sol.

Elas crescem melhor quando plantadas na primavera e, como se propagam em suas próprias raízes, você pode aproveitar suas flores ano após ano. Nos dias mais frios, alguns cuidados vão ser especialmente importantes.

mini-rosa
Foto: Elsemargriet por Pixabay

Como plantar e cuidar de mini-rosas?

  • Plante rosas em miniatura na primavera usando solo rico e bem drenado e cubra com palha ou matéria orgânica seca.
  • Plante em um local com pelo menos seis horas de luz solar por dia.
  • Regue as mini-rosas de uma a duas vezes por semana, dependendo do clima. O solo precisa estar levemente úmido e nunca enxarcado.
  • Mantenha suas rosas miniatura em temperaturas moderadas, em torno de 21ºC. Elas não suportam temperaturas abaixo de 0ºC, nesse caso, leve-as para uma estufa ou ambientes internos.
  • Uma vez a cada 30 dias, adube o solo, de preferência com fertilizantes orgânicos e naturais.

Plantio

Assim como as rosas de tamanho normal, a variedade miniatura se sai melhor se plantada na primavera. Onde quer que você esteja plantando, remova cuidadosamente a muda do vaso e afrouxe suavemente.

Em ambientes fechados, coloque a muda no centro do vaso parcialmente cheio, cobrindo com terra e batendo suavemente. Coloque em um local que receba de seis a oito horas de sol por dia.

Se for plantar ao ar livre, em vasos:  encha dois terços do vaso com mistura de solo preparada. Coloque a rosa no vaso e, em seguida, encha ao redor da planta com o restante do solo para vasos, pressionando-o firmemente ao redor das raízes.

No jardim, cave um buraco da mesma altura do vaso em que as mudas estão e cerca de 30cm mais largo. Retire a muda do vaso e preencha o buraco com solo rico em matéria orgânica. Adicione cobertura seca para proteger as raízes do frio e ajudar na retenção de umidade.

Luz e solo

Como todas as rosas, as variedades miniatura prosperam em pleno sol. Embora possam tolerar um pouco de sombra, muitas vezes sua folhagem e flores se tornarão escassas com pouca luz. Garantir ao menos seis horas diárias de luz solar vai dar mais resistência às plantas e gerar mais flores.

Rosas e mini-rosas gostam de solo rico, bem drenado e argiloso. Mesmo se você decidir plantar diretamente no solo, garanta que as raízes vão ter esse tipo de solo para crescer.

mini rosas
Foto: Couleur por Pixabay

Água

Rosas em miniatura normalmente ficam bem com duas regas por semana, mas essa necessidade pode variar de acordo com o solo e o clima locais de cultivo.

Certifique-se de regar o suficiente para promover um bom desenvolvimento das raízes e aponte sua mangueira ou regador para a base da planta para evitar molhar as delicadas flores diretamente. Devido às suas raízes menores, as rosas em miniatura podem exigir regas mais frequentes durante o calor extremo quando comparadas às suas rosas de tamanho normal.

Temperatura e Umidade

Rosas miniatura se dão melhor em temperatura de até 22ºC e não suportam frio extremo. NO caso de temperaturas baixas, próximas à zero, leve as plantas para ambientes internos ou garantam uma cobertura que mantenha um pouco de calor. Mas, em ambiente interno, ainda é preciso garantir que elas tenham bastante luz do sol.

Adubação

Para garantir bastante flores, adube o solo a cada 30 ou 45 dias. O ideal é adubar quando as primeiras folhas começaram a nascer e logo após o período de floração.

adubo compostagem
A compostagem produz um excelente adubo orgânico. Foto: Planta Feliz

Poda

Assim como com outras rosas, você pode podar as flores para fazer arranjos ou deixar que elas fiquem na planta até que comecem a perder suas pétalas. Nesse momento, é necessário aparar a planta para manter seu formato e encorajar um novo crescimento. Corte a rosa logo abaixo de onde a base da flor se junta ao caule.

Riscos comuns

Infelizmente, as rosas em miniatura estão sujeitas aos mesmos problemas que as rosas maiores, incluindo mancha preta, uma doença fúngica. Para evitar essa ameaça, melhore a circulação de ar ao redor das suas rosas, evitando plantar as mini-rosas muito próximas uma das outras. Regando a planta na base das raízes e não por cima é outro cuidado importante. Sempre remova partes que apresentem manchas e descarte-os para evitar a reinfecção.

Floração

As rosas em miniatura geralmente florescem do meio da primavera até o início do outono, dando flores por duas a três semanas. Como as rosas miniatura são perenes, elas florescerão novamente a cada ano com os devidos cuidados – algumas floresçam o ano todo com as condições adequadas.

mini rosa
Foto: pxhere