desodorante caseiro
Ilustração: Verônica Nunes
- Publicidade -

Por Débora Zanelato | yam.com.vc

Do que o nosso corpo precisa de verdade? Essa pergunta, que nos guia em muitas respostas alinhadas à nossa essência, também pode nos ajudar a escolher o que usamos como cosméticos.

É que, infelizmente, a maioria das opções de produtos encontrados nas prateleiras de perfumarias carregam diversas substâncias potencialmente ou até comprovadamente danosas ao nosso organismo. E o seu desodorante tem tudo a ver com isso.

“No caso dos desodorantes, por exemplo, há o cloridrato de alumínio, fragrâncias sintéticas, compostos butilados, parabenos, ftalatos, triclosan e outros”, observam Yara Carvalho, engenheira de controle e automação, e Renata Franco, engenheira química, idealizadoras da Cosmetologia do Bem.

Elas explicam, ainda, que podemos nos questionar até sobre a ideia de que transpirar é ruim.  “Daí, usar antitranspirantes impede um importante processo natural do organismo: suar. Por isso, o que consideramos ideal para prevenir o odor é atuar na causa, ou seja, um desodorante capaz de prevenir o desenvolvimento das bactérias nas axilas – são elas que causam cheiro ruim, e não o suor em si”, explicam.

- Publicidade -

É o pH levemente ácido da pele junto à umidade fornecida pelo suor que facilita o desenvolvimento das bactérias, as causadoras do cheiro desagradável.

Para que você possa começar um cuidado mais natural com seu corpo enquanto também o redescobre sob um novo olhar, compartilhamos uma receita de desodorante líquido bem fácil de fazer – e que ainda poupa muitas embalagens de poluírem o planeta.

Desodorante líquido caseiro

Ilustração: Verônica Nunes

Ingredientes
– 100 ml de leite de magnésia
– 22 gotas de óleo essencial de melaleuca

Modo de preparo
– Apenas adicione as gotas do óleo essencial ao leite de magnésia e agite para misturar. Reutilize uma embalagem roll-on para facilitar o uso.

Prazo de validade
– Considere a validade do leite de magnésia que você comprou.

Benefícios desta receita

O leite de magnésia possui um pH elevado, criando uma condição desfavorável às bactérias, enquanto o óleo essencial de melaleuca é especialmente conhecido por ser antimicrobiano.

Lembre-se que este não é um antitranspirante. Aproveite a oportunidade de deixar seu corpo funcionar, e observe a necessidade de reaplicar o desodorante ao longo do dia (já que ele não possui substâncias sintéticas fixadoras como as versões convencionais).

Se você quiser aprender a fazer mais receitas naturais e caseiras, baixe nosso Guia Prático de Cosméticos Naturais, feito em parceria com a Cosmetologia do Bem.

- Publicidade -