orquídea apartamento
Foto: Pixabay
- Publicidade -

Por Kym Souza | Casa.com.br

Em grandes espaços ou em ambientes mais enxutos, para o amante de planta, sempre cabe mais um flor em canto, um vaso em outro… E quase todas plantas crescem bem, contanto que recebam os devidos cuidados – nada de regar uma suculenta todos os dias!

- Publicidade -

Com as orquídeas não é diferente, então se você quer ter uma orquídea em apartamento, não se preocupe: é possível! Elas são plantas resistentes e o excesso de cuidado pode ser pior do que a falta dele. Com essas dicas, veja como fazer com que elas cresçam bonitas e saudáveis!

Qual o melhor tipo de orquídea para apartamentos?

Elas chamam bastante atenção pela beleza e por isso são boas opções para se ter no lar. Para saber qual o melhor tipo de orquídea para apartamento, é preciso saber o tipo de iluminação que estará disponível para elas, algumas espécies crescem bem sob a luz direta do Sol, enquanto outras preferem um pouco mais de sombra.

orquídeas apartamento
A maioria delas lida melhor com sombra, do lado externo, ou luz indireta, dentro de casa.. Foto: Pixabay

Veja 5 tipos de orquídeas para se ter em apartamento: Orquídea ​​PhalaenopsisOrquídea Brassia VerrucosaOrquídea Brasileira MaxilariaOrquídea CattleyaOrquídea Cymbidium

Onde devo colocar as orquídeas em um apartamento?

orquídeias apartamento
Foto: Pixabay

O melhor local para colocar as orquídeas no apartamento é próximo à janela, de preferência voltada para o lado leste, onde bate o Sol da manhã. Isso ajuda a orquídea a absorver a água e a crescer mais saudável.

Se isso não for possível, evite lugares em que o sol ilumine diretamente nos horários mais quentes, entre 10h e 16h.

Os cuidados com as orquídeas em apartamentos

orquídeas apartamento
Foto: Pixabay

Iluminação

A maioria das orquídeas lidam melhor com a luz parcial, ou seja, quando o sol bate indiretamente ou nos horários mais amenos. Por isso, é preciso saber qual é a espécie da sua orquídea e se o seu apartamento ou casa tem um lugar ideal para ela.

Rega

A orquídea precisa estar sempre com o solo úmido, mas é preciso cuidado para não encharcar. A recomendação é que a rega da orquídea seja feita pela manhã a cada dois dias ou uma vez por semana. A ideia é que ela sempre tenha água disponível para absorver e faz isso durante o dia, por isso regar a noite deve ser evitado.

orquídeas apartamento
Foto: Better Homes and Gardens | Unsplash

Use uma espátula de madeira, de sorvete, por exemplo, e coloque na terra: se sair úmido, sua orquídea está bem de água; se estiver seco, molhe um pouco. E lembre-se que a água deve ser posta na terra e não na flor, uma vez que é pelas raízes que acontece a absorção.

Vasos

As orquídeas precisam de vasos que permitam uma boa drenagem, então nada de colocá-las direto em cachepot! O acúmulo de água pode apodrecer as raízes ou desenvolver fungos, ambos fatores que matam a plantinha.

orquídeas apartamento
Foto: Pixabay

Limpeza

Todas as plantas precisam ser limpas de tempos em tempos, isso porque o pó pode prejudicar o processo de fotossíntese. Limpar com um pano seco ou levemente umedecido faz parte de como cuidar de orquídeas.

- Publicidade -