Decorar a casa com objetos personalizados é sempre uma boa opção. Melhor ainda se eles forem feitos com objetos reaproveitados. O CicloVivo dá a dica de um painel feito com rolhas de cortiça, aquelas que sobram das garrafas de vinho.

Este passo a passo foi publicado inicialmente no blog norte-americano “Green Wedding Shoes” e é bastante fácil de ser replicado. Para fazê-lo, os materiais necessários são: uma placa de madeira, rolhas (quanto mais, melhor), papel contact, tesoura, lápis, régua, tinta para pintar madeira, pincel e cola para madeira ou cola quente.

O primeiro passo é escolher qual tipo de mensagem será passada no painel. O ideal é ter ideias de frases curtas, para facilitar a leitura e também toda a fabricação. Com a frase em mente, faça uma espécie de estêncil delas. Só que ao invés de ser vazado, as letras devem ser cortadas uma a uma e coladas na prancha de madeira.

Com a frase devidamente colada na posição escolhida, pinte a placa e, quando a tinta secar, retire os adesivos com as letras. A frase permanecerá escrita na cor da madeira, enquanto ao seu redor tudo estará colorido.

As rolhas serão coladas na madeira para dar uma textura diferente, uma espécie de relevo, que dará um toque especial à peça. No blog norte-americano, a sugestão é fazer um coração e somente a ponta das rolhas serem pintadas, todas na mesma cor, ou não. Para colar as rolhas, utilize a cola quente ou a cola de madeira. Espere secar e o painel estará pronto para ser pendurado em qualquer parede.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.