Quem gosta da cozinha oriental, deve ter experimentado algumas receitas de guioza, um prato típico da culinária chinesa que se difundiu para a culinária japonesa e do resto da Ásia.

São várias possibilidades de recheio e modo de preparo – os bolinhos fritos e no vapor são os mais populares.

Esta receita é vegana e fica uma delícia!

Ingredientes:

Massa:

3 xícaras de farinha de arroz.
1 xícara de água morna.
sal a gosto

Recheio:

Alho
Cebola
Óleo de gergelim
Repolho ou Shimeji
Amendoim
Pimenta preta.
Shoyu.
Salsinha
Nirá

Modo de preparo:

Faça a massa misturando todos os ingredientes descritos acima, e deixe descansar em formato de bola por no máximo 30 minutos porque ela começa a ressecar.

Enquanto isso, refogue o alho e a cebola no óleo de gergelim, acrescente o repolho e os outros ingredientes. Não deixe de mexer até secar a água.
Abra a massa, e use um copo de boca larga para fazer o formato certinho.

Adicione o recheio e feche a massa. Invente formatos porque cozinha boa, é cozinha divertida. Se você sentir que a massa está muito quebradiça ou seca, adicione só mais um pouco de água.

Frite os guiozas com uma colher de óleo e em seguida adicione meia xícara de água. Feche a panela com a tampa. Se você gosta mais crocante, só frite, se gosta mais macio, cozinhe um pouco na água mesmo.

Viviane Noda
Viviane Noda é comunicadora por natureza e acredita que sua missão de vida seja encontrar soluções comunitárias. Formada em administração com ênfase em marketing pela ESPM, tem especialização em Negócios Sociais pela metodologia Yunus. Vivi acredita que divulgar bons exemplos traz inspiração para a caminhada em direção de um futuro melhor. Ela escreve, edita, filma e é diretora geral da Casoca e do canal PorQueNão?.