casaca de banana
De tarefas domésticas a cuidados com a pele, a casca de banana é muito útil. Foto: Pixabay

A banana é uma fruta deliciosa, cheia de nutrientes, com um sabor doce que agrada a maioria das pessoas. Muito popular no Brasil, tem diferentes variedades, com a prata e a nanica, ou ainda a banana da terra. Até a banana verde é aproveitada para fazer biomassa.

Mas e a casca? Pouca gente sabe, mas a casca da banana também é rica em nutrientes e suas propriedades são boas para os mais variados usos. Ao invés de jogar fora, aproveite tudo o que a banana tem para oferecer!

Separamos abaixo algumas utilidades desta parte da fruta, algumas bastante inusitadas

Polir prata

Algumas substâncias da casca da banana ajudam a tiram manchas escuras da prata e deixam as peças com cara de novas. Você pode bater algumas cascas de banana no liquidificador com um pouco de água e fazer uma pasta que pode ser esfregada na prata com uma flanela. Ou ainda usar a própria casca para esfregar. Se a peça estiver com muitas manchas, use várias cascas até limpar.

Ajudar com picadas de mosquito

As picadas de mosquito normalmente deixam uma mancha vermelha e inchada na pele, que podem arder e coçar. Para acalmar estes efeitos indesejados, aplique um pedaço de casca de banana sobre a parte inflamada. Os polissacarídeos da casca atuam como anti-inflamatórios.

Branquear os dentes

Para um sorriso com aspecto saudável, esfregue a parte interna da casca da banana nos dentes e veja o resultado. A casca da banana tem ácido salicílico e ácido cítrico que são adstringente e branqueador naturais. Além disso o magnésio e o potássio ajudam a eliminar possíveis manchas.

Combater as rugas

O potássio da casca de banana pode ser muito benéfico para as peles mais maduras. Para diminuir as chances de rugas aparecerem, é indicado colocar pedaços de casca em zonas mais propensas aos sinais de idade, como a testa e a parte ao redor dos olhos e boca. Isso porque o potássio, o ferro e as vitaminas da banana nutrem bem a pele.

Um outra receita é bater meio abacate com uma banana inteira (com as cascas) no liquidificador até formar uma pasta bem grossa. Aplique esta pasta no rosto e deixe agir por 25 minutos. Depois enxague com água fria.  A vitamina E do abacate vai se somar aos nutrientes da banana e o resultado é uma pele renovada.

Tratar a acne

Com suas propriedade anti-inflamatórias e cicatrizantes, a casca da banana é indicada para tratar e evitar a acne. Retire a parte interna da casca com uma colher e aplique sobre a pele com acne e deixe secar. Repita este procedimento duas vezes ao dia se a pele estiver muito inflamada.

Uma outra possibilidade é amassar a casca de uma banana com uma colher de bicarbonato de sódio e aplicar esta mistura sobre o rosto. Depois de 20 minutos enxague com água fria.

Amaciar a carne

Pouca gente sabe, mas deixar as cascas de banana sobre a carne durante o cozimento ou antes de preparar as peças ajuda a amaciar e deixar a carne mais suculenta.

Nutrir o solo

Foto: Pixabay

As cascas de banana podem ser misturadas a outros resíduos para fazer um excelente adubo para a suas plantas. Mas elas também podem ser aproveitadas de outras maneiras para nutrir o solo. Uma é fazer um chá com as cascas de 5 bananas em um litro de água. O resultado é um chá marrom que deve ser misturado à água, na proporção de 1 parte de chá para 5 partes de água. Use esta mistura para regar as suas plantas. Na hora do plantio, também é possível colocar pedaços de casca de banana na terra em volta da raiz.

Limpar as plantas

Já falamos sobre da importância de manter as folhas das plantas limpas. Isso pode ser feito com um pano molhado com café ou com cascas de banana. Para que as folhas fiquem sem pó e brilhantes, limpe-as com a parte interna da casca de uma banana.

Compostagem

Foto: Pixabay

As cascas de banana são um resíduo orgânico rico em nutrientes e podem ir para a composteira, ajudando a gerar um composto orgânico maravilhoso para sua horta ou jardim. Você pode usá-las para as outras dicas desta matéria e depois dar de presente para as minhocas e microrganismos da sua composteira doméstica.