9 maneiras de reaproveitar o pó de café

Depois de um delicioso cafezinho, sobra a borra, uma substância cheia de nutrientes e utilidades



pó de café

O café é uma das nossas preferências nacionais. A bebida faz parte das principais refeições, desde o café da manhã até as refeições fartas que terminam com um cafezinho. Um bom café melhora nosso ânimo e é uma bela oportunidade de reunir as pessoas para momentos especiais a qualquer hora.

O que sobra depois que a gente prepara e toma nosso café? O pó usado, ou a borra. E até este resto do café tem muito valor: existem muitas possibilidades de uso do pó de café, da jardinagem à higiene e cuidados com a beleza.

Então, depois de passar um café, guarde o pó e escolha como quer usar este rico material. A gente separou algumas alternativas para você!

Limpador de panelas e frigideiras

Foto: Pixabay

É inevitável sujar nossas panelas e frigideiras e alguns restos de comida ficam grudados nelas – e deixar tudo limpinho de novo é uma tarefa trabalhosa.

Mas, se você esfregar duas colheres de pó de café os restos de comida saem com muito mais facilidade. Basta esfregar o póde café com um pano ou esponja.

Fim do cheiro ruim

Foto: Pixabay

O pó de café é capaz de absorver odores desagradáveis de uma forma muito simples. Basta colocar o café em um recipiente aberto e colocar dentro do local que não está cheirando bem – pode ser a geladeira, uma lata de lixo ou algum armário ou cômodo da casa.

Outra dica é fazer sachês de café com tecido e deixar nas gavetas ou no banheiro.

Se quiser tirar o cheiro de alho e cebola da mão depois de cozinhar, basta esfregar pó de café nas mãos.

Gatos longe do seu jardim

Foto: Marnhe du Plooy | Unsplash

Os gatos costumam andar por aí e muitas vezes visitam jardins alheios. Se a visita dos felinos é indesejada na sua área, basta deixar pó de café pelo jardim e o pó vai afastar os gatos, que não gostam do seu cheiro.

Esfoliante para revigorar a pele

Foto: Isabell Winter | Unsplash

A esfoliação é uma das maneiras mais eficazes de deixar a pele limpa e macia e, neste processo, o pó de café pode ser um excelente aliado. Pegue a borra do café e esfregue suavemente sobre a pele para ajudar a eliminar as células mortas.

Para aproveitar as propriedades antioxidantes do pó, além de esfregar, é possível fazer uma máscara caseira com pó de café e mel e deixar sobre a pele limpa por vinte minutos, evitando a área dos olhos.

Repelente contra pulgas e formigas

Foto: Pixabay

Colocar pó de café em volta de potes de doces ou de pratos de sobremesas afasta as formigas que normalmente atacam nossas guloseimas.

No caso das pulgas, que incomodam a vida de quem tem animais de estimação, a dica é colocar um pouco de pó de café úmido no pet ao finalizar o banho – isso ajuda a afastar as pulgas e evitar o famoso e indesejado “cheiro de cachorro molhado”.

Sabonete perfumado

sabonete café

Quando os seu sabonete estiver acabando, não jogue fora o pedacinho final. Guarde alguns e misture com pó de café e um pouco de água. Você terá uma pasta perfumada que pode ser usada para lavar as mãos ou para esfoliar a pele.

Combate olheiras

Foto: Unsplash

Para eliminar olheiras e dar um ar descansado e saudável para o seu rosto, coloque um pouco de pó de café úmido nesta área, com cuidado para não entrar nos olhos. Tire depois de uns vinte minutos e veja o resultado. Este tratamento, assim como a esfoliação com pó de café pode ser realizado uma vez por semana.

Cabelo bonito e saudável

Foto: Verne Ho | Unsplash

O pó de café é um remédio natural para os cabelos castanhos e negros – como ele pode escurecer os fios, não é indicado para as cores claras como o loiro e o ruivo. 

Para um cabelo com mais brilho, livre de caspa e oleosidade, coloque o pó de café no seu shampoo líquido e misture bem. Depois é só lavar como de costume.

Uso na horta e jardim

A borra de café pode ser usada de diversas maneiras para a jardinagem. O resíduo contém muitos nutrientes importantes para as plantas e são um ótimo ingrediente para o composto orgânico. O café é uma excelente fonte de nitrogênio para a terra e também é rico em antioxidantes.

Mas é importante prestar atenção na quantidade usada para garantir o equilíbrio da acidez do solo. Para usar o pó de café como fertilizantes, podemos espalhar o pó sobre a terra, sem que se forme uma camada compacta e depois misturar com a parte superficial do solo.

Quem faz compostagem, pode colocar o pó de café junto com os demais resíduos orgânicos, sem tanta preocupação com a quantidade desde que ela não seja maior do que a dos demais resíduos.  



Digite seu email para receber nossas últimas notícias!