Tecnologia que mescla dirigível e avião pode auxiliar missões de salvamento

O SolarShip é um projeto que mescla tecnologias aplicadas em aviões e dirigíveis, aliadas a sistemas sustentáveis. O projeto pertence à fundação canadense de mesmo nome e está perto de se tornar realidade.

Desde 2011 a empresa tem trabalhado em testes realizados com um protótipo da aeronave, neste ano o projeto recebeu autorização para ser construída. Para que isso seja possível, a SolarShip tem buscado ajuda através do sistema de financiamento coletivo, aceitando doações de qualquer valor, pelo site IndieGoGo.

Este projeto não se trata apenas de mais uma novidade tecnológica. O principal intuito por trás da ideia é poder alcançar comunidades afastadas e atuar em missões de ajuda em países pobres ou regiões afetadas por desastres.

A fabricante garante que o “dirigível” é capaz de “transportar a carga de um caminhão, com maior flexibilidade que um avião e eficiência inigualável”. O SolarShip conta com uma aerodinâmica avançada, laminados têxteis sintéticos e produtos eletrônicos inteligentes.

Um dos elementos mais interessantes da aeronave é o fato de ser totalmente limpa por utilizar a energia solar como combustível. As placas fotovoltaicas utilizadas no projeto são de alta eficiência, assim como as baterias usadas para armazenar a energia, garantindo maior autonomia e segurança.

Redação CicloVivo