A empresa dinamarquesa Danfoss PolyPower desenvolveu uma tecnologia capaz de ajudar esportistas e ainda produzir energia limpa. A novidade é uma película eletroestática, que monitora os movimentos e os transforma em energia.

De acordo com os fabricantes, a tecnologia pode ser utilizada por atletas amadores e profissionais e é capaz de monitorar muitos detalhes sobre os movimentos executados durante a atividade física. É possível mensurar a amplitude dos movimentos, os ângulos de joelho e cotovelos, alinhamento de ombros, respiração e volume muscular.

O produto tem o formato similar ao de uma malha de proteção. A película é constituída por uma combinação entre silicone, material dielétrico e um eletrodo metálico na superfície. Este sistema reage quando é aplicada uma força sobre ele e transforma esta energia mecânica em eletricidade.

Em seu site, a empresa informa que “as propriedades eletroestáticas do PolyPower podem ser manipulados de várias maneiras diferentes para diversas aplicações”. O protótipo da tecnologia está em fase de testes e a companhia estuda outras aplicações para o produto.

Além de ser aplicado em atletas, o PolyPower também poderia ser instalado em máquinas para coletar a energia mecânica, aumentando o potencial do sistema. Com informações do TreeHugger.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.