despolui rios
Foto: River Cleaning
- Publicidade -

Cerca de 80% dos resíduos plásticos que chegam aos oceanos são provenientes de rios. Mais de mil rios, para ser exato, segundo uma pesquisa publicada em 2021 na revista científica Science Advances. Cientes deste fato, empresas têm apostado em soluções para interceptar os detritos ainda no curso de rios – impedindo que os mesmos alcancem os mares e oceanos. É o caso do “River Cleaning System”, um pequeno sistema que despolui rios.

Desenvolvido pela empresa italiana Mold, o dispositivo flutuante é capaz de limpar resíduos plásticos e oleosos dos rios usando somente o fluxo da água. Trata-se de uma solução de baixo custo, baixo impacto ambiental e também 100% escalável, segundo a companhia.

River Cleaning
Imagem: River Cleaning

“É uma barreira inteligente e modular que intercepta resíduos plásticos e oleosos em todos os cursos d’água, com impacto zero de energia e sem repercussões na flora e fauna locais. A recuperação de resíduos nas vias navegáveis ​​permite prevenir a poluição marinha, proteger os ecossistemas e tornar a área mais resiliente aos efeitos das alterações climáticas”, garante a Mold.

- Publicidade -

A tecnologia sustentável já foi patenteada, premiada e recebeu a certificação de sustentabilidade Friend of the Sea por respeitar o bem estar das espécies aquáticas.

Como funciona

Ancorado ao leito no fundo do rio, o sistema consiste numa série de bóias que giram em eixos movidos pelo fluxo natural do rio. Flutuando em uma linha diagonal, os funis direcionam o lixo para um ponto de coleta na margem do rio – onde será coletado para reciclagem.

despolui rios
Imagem: River Cleaning

Testes de eficácia mostraram que o sistema é capaz de coletar 85% de todos os resíduos que passam por ele.

despoluir rios
Fotos: River Cleaning

O sistema também permite a passagem de barcos (basta que o transporte passe em baixa velocidade) e é capaz de funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem impacto no ambiente ribeirinho. Outra vantagem é ser um sistema modular que pode se adaptar a qualquer curso de água.

Despoluir rios

Assumir o compromisso de lidar com a poluição plásticas nas águas é bastante ambicioso. Entretanto, tal solução pode contribuir sobretudo com a limpeza de rios urbanos. Isso vai ao encontro da pesquisa sobre lixo plástico, mencionada anteriormente, que constatou que a maior parte dos resíduos é transportada por pequenos e não grandes rios e fluem por áreas urbanas densamente povoadas.

lixo plastico
Foto: Prefeitura de Salto

Ou seja, detectar e capturar este lixo no início de seu percurso é um caminho mais viável, mais econômico e exige menos recursos. Do contrário, o lixo plástico começa a se degradar na água tornando-se microplástico, cuja remoção é ainda mais difícil e não à toa já afeta dramaticamente a saúde humana e marinha.

Fotos: River Cleaning

O objetivo da empresa italiana é também incentivar a economia circular por meio da recuperação e reutilização dos resíduos coletados localmente. Para mais informações, acesse o site River Cleaning.

LEIA MAIS:

- Publicidade -