- Publicidade -

Os celulares de última geração possuem diversas funcionalidades que facilitam algumas tarefas diárias. Entretanto, ao fazer uso dos aplicativos disponíveis o usuário se depara com um problema: a bateria descarrega rapidamente e nem sempre é possível carregar o aparelho em meio à correria do dia a dia. Situações comuns como essa podem ser evitadas com um dispositivo, criado por uma empresa norte-americana, que carrega o celular com a energia da caminhada.

O mecanismo está embutido dentro de uma palmilha à prova d'água. Ele absorve a força quando a pessoa pisa com o calcanhar e aciona um pequeno gerador eletromagnético. Além disso, ele conta com uma bateria externa. Dessa forma, enquanto caminha, a pessoa gera eletricidade também a armazena para recarregar os aparelhos posteriormente.

Ao desenvolver essa tecnologia, a empresa percebeu a oportunidade de aproveitar o ritmo do usuário que se movimenta o dia inteiro e está sempre conectado. A novidade é muito útil também para quem realiza trekking e outras aventuras na natureza. “A tecnologia é ideal para a alimentação de dispositivos eletrônicos móveis, como telefones celulares e GPS”, afirma a empresa, em seu site.

- Publicidade -

O produto, que ainda é protótipo, foi desenvolvido pela empresa SolePower com uma equipe formada por quatro profissionais, sendo dois engenheiros mecânicos e dois elétricos. O negócio é gerido em Pittsburgh, cidade localizada no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Também chamada de “Roboburgh”, a região abriga indústrias de alta tecnologia, especialmente na área de biotecnologia e robótica. Com informações do Estadão PME.

Redação CicloVivo

- Publicidade -