O SCiO é um novo dispositivo molecular capaz de medir instantaneamente praticamente qualquer coisa. Com apenas um clique, é possível saber os nutrientes de um alimento, o teor alcóolico de uma bebida, a quantidade de açúcares em uma comida, entre outras coisas.

O equipamento é uma criação da empresa israelense Consumer Physics, que promete mudar a relação das pessoas com os alimentos. O funcionamento do sistema é muito simples. Desenvolvido com uma lógica semelhante a das câmeras usadas em celulares, esse pequeno espectrômetro mede a luz refletida em qualquer objeto, “rompe” a sua camada externa e envia as informações para uma base de dados, que interpreta tudo e envia o resultado para o celular do usuário em poucos segundos.

A ideia é de que o sistema seja eficiente na identificação de alimentos, medicamentos, plantas, entre outras coisas. A capacidade aumenta de acordo com a participação das pessoas, que aumenta a base de dados e eficiência do sistema.

“O SCiO se baseia no método comprovado de espectropia de proximidade infravermelha. A base física para este método de análise do material é de que cada tipo de célula vibra de maneira original e essas vibrações interagem com a luz, criando uma assinatura óptica única”, diz a descrição do projeto.

Segundo os criadores da ferramenta, a ideia é conseguir mostrar realmente às pessoas os componentes que ninguém consegue ver, como a quantidade real de gordura em um molho, ou o açúcar presente nas frutas, a pureza de um óleo, entre outras coisas.

O produto está em fase final de desenvolvimento e a empresa espera entregar as primeiras unidades ainda neste ano. O SCiO está disponível para pré-venda por R$ 249 e é compatível com sistemas iOS e Android.

Clique aqui para mais informações.

Redação CicloVivo