- Publicidade -

Roda elétrica para aviões diminui poluição e preços das passagens

Tecnologia aplicada no taxiamento das aeronaves consegue poupar até 700 dólares por voo realizado.

Uma empresa de tecnologia de Gibraltar desenvolveu um sistema de rodas elétricas para aeronaves, a fim de diminuir as emissões de carbono durante os voos e ainda proporcionar ganhos às companhias aéreas. Chamado de Wheeltug, o potente sistema economiza cerca de 700 dólares em combustíveis a cada voo – e que, num futuro próximo, pode colaborar com a redução do preço das passagens.

- Publicidade -

Pouca gente sabe, mas é nos aeroportos que os aviões mais gastam combustível, durante o taxiamento (enquanto se preparam para decolar e após o pouso). Produzindo uma força suficiente para carregar mais de 600 toneladas, as rodas elétricas especiais cumprem a mesma função das convencionais, sem depender da queima de combustíveis enquanto permanecem no solo.

Por enquanto, apenas a companhia aérea israelense El-Al Airlines utiliza o sistema, e já se espera uma economia milionária ao final do primeiro ano de uso. Assim, quanto maior a utilização das rodas elétricas, mais baixos tendem a se tornar os preços das passagens, de acordo com as expectativas do site Techyzmundo.

- Publicidade -

A expectativa é que, muito em breve, o sistema deva se popularizar mais, ganhando adesão de mais companhias aéreas pelo mundo.  Também é preciso considerar que, um acordo firmado por diversos países, determina que, até 2050, as emissões de poluentes na aviação sejam diminuídas a valer – o que pode alavancar a venda das rodas livres de combustíveis.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

- Publicidade -