- Publicidade -
maquina reciclagem Cuiabá

Com o apoio da Triciclo, Cuiabá, capital do Mato Grosso, passa a ser a primeira cidade da América Latina a utilizar máquinas de venda reversa em larga escala, como instrumento público de política social, educacional, econômica e ambiental.

- Publicidade -

O Programa Cuiabá Recicla é uma iniciativa da prefeitura e realiza a instalação das Retorna Machines, batizadas de Cuiabá Recicla em locais públicos e privados de grande movimentação. As máquinas recebem embalagens pós-consumo  como garrafas PET, latas de alumínio e de aço e caixas longa vida, identificando e dando  benefícios sociais para quem fez o depósito.

Programa de fidelidade

Para começar a pontuar e receber os créditos, o interessado deve criar uma conta digital triciclo, de maneira gratuita, através da própria Retorna Machine, pelo site ou pelo aplicativo Retorna Machine (IOS e Android).

Depois, basta depositar as embalagens na Retorna Machine, sempre que quiser. Para recolhimento da embalagem, é necessário que a mesma contenha o código de barras legível. Cada tipo de resíduo possui uma pontuação. Para saber qual material cada Retorna Machine recolhe, acesse o mapa de máquinas pelo site ou aplicativo, ou leia atentamente as instruções constantes na tela e no adesivo da Retorna Machine.

É possível gerenciar a conta e os pontos através das Retorna Machines, do site e do aplicativo. Cada conta triciclo pode depositar até 10 embalagens por dia para acumular pontos triciclo. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições Filantrópicas em igual proporção. Os pontos triciclo possuem validade de 180 dias, contados do dia do acúmulo.

- Publicidade -

Com o depósito de embalagens no compartimento da máquina, o usuário adquire pontos que podem ser convertidos em diversos benefícios, como crédito no Cartão MTU, pontos no programa da livraria Saraiva e  recarga de telefone pré-pago. Também é possível doar os pontos para Instituições Filantrópicas, como o Instituto Maria de Nazaré.

Cada material recebe uma pontuação diferente

“O funcionamento é bem simples. Cada material equivale a uma pontuação. Alumínio vale 15 pontos, aço 10 pontos, PET 10 pontos e tetrapak 05 pontos. Cada vez que o cidadão fizer esse descarte, esses pontos vão direto para a conta cadastrada. É importante reforçar que a máquina só aceita embalagem com código de barras”, explica o gestor de Sustentabilidade da Prefeitura de Cuiabá, Alex Vieira.  

Na primeira fase do programa, são 08 os pontos disponíveis para depósito de recicláveis – a previsão é que sejam 31 até o final de 2020. A ação ainda reforça o compromisso do município de inclusão dos catadores, já que todo o material recolhido será destinado às cooperativas parceiras da Prefeitura.

- Publicidade -

A ação está de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos que estabelece a necessidade de incentivos econômicos aos consumidores que participam do sistema de coleta de resíduos. “O programa é um instrumento eficaz de retorno das embalagens pós-consumo, acessível por toda a população e gerando interesse ao consumidor final”, explica Felipe Cury, diretor executivo da Triciclo.

“As informações armazenadas nas máquinas a respeito das embalagens recolhidas podem ser uma importante ferramenta de fiscalização do setor privado e, ainda, de fornecimento de dados de controle social à que têm direito os cidadãos, conforme princípio da PNRS e o sistema de monitoramento exigido pelo Acordo Setorial”, completa Felipe.

Onde depositar recicláveis em Cuiabá?

Os equipamentos funcionarão todos os dias, das 7h às 23h, nos seguintes locais:

– Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Ranulpho Paes de Barros: R. Dep. Célso Mendes Quintela – Santa Isabel;

– Shopping Popular: Av. Manoel José de Arruda, Bloco 207;

– Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC): R. B, 1340 – Distrito Industrial;

– Parque das Águas: Av. Hermina Torquarto da Silva – Centro Político Administrativo;

– Parque Tia Nair: Av. Érico Prezza, s/n – Jardim Itália;

– Parque da Família: Av. Ver. Juliano da Costa Marques – Terra Nova;

– Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto): Av. Oito de Abril, 143 – Porto;

– Estação Alencastro: Centro Norte