postes de energia solar
- Publicidade -

A Volkswagen do Brasil em parceria com a ONG Litro de Luz está iluminando a região do Pós-balsa em São Bernardo do Campo, cidade do ABC Paulista. São 45 postes elétricos abastecidos a partir de energia solar. Além disso, como uma das comunidades contempladas pelo projeto está à beira da represa Billings, a empresa também doará 15 lampiões sustentáveis para auxiliar os trabalhadores que vivem da pesca.

“O projeto vem sendo desenvolvido desde agosto, quando foi apresentado junto com a campanha de lançamento do Taos, e tem como objetivo principal levar luz para comunidades carentes por meio de uma solução de iluminação solar simples, acessível e sustentável. De lá para cá, estabelecemos uma relação de troca de informações entre a comunidade local, equipes de trabalho e Prefeitura de São Bernardo do Campo para definição do local. É um projeto completo, que engloba trabalho voluntário, ensino, empoderamento e sustentabilidade”, declara Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

A Volkswagen e a Litro de Luz estabeleceram um trabalho de pesquisa em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP para identificarem potenciais regiões para a realização do projeto. A comunidade do Pós-balsa, na região da represa Billings, se mostrou a mais adequada para implementação da ação em razão de possuir diversas ruas sem acesso regular à energia elétrica. Além da instalação dos postes de iluminação, que contribuirá com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e desenvolvimento econômico da comunidade, foram produzidos lampiões sustentáveis para auxílio nas atividades dos pescadores da região, que iniciam seus trabalhos ainda de madrugada.

- Publicidade -

Desde o início, os moradores da região do Pós-balsa foram envolvidos nas discussões para mapeamento dos locais de maior circulação e necessidade de iluminação. Entre esses moradores, cinco participaram de um grupo de trabalho formado pela Litro de Luz e tornaram-se embaixadores do projeto, participando de oficinas e entendendo a importância da energia renovável. Houve engajamento da comunidade em todo processo, inclusive na instalação dos postes de iluminação.

Litro de Luz

O Litro de Luz Brasil leva iluminação solar a comunidades sem acesso à energia ou sem luz nas ruas por meio de postes, lampiões ou soluções solares internas compostas por materiais simples como garrafa PET e canos de PVC, além de placa solar, bateria e LED. Mais de 23 mil pessoas foram impactadas com esse projeto, com cerca de 3.700 soluções, alcançando mais de 120 comunidades em centros urbanos e áreas rurais, incluindo comunidades tradicionais como ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Confira outras ações já realizadas pela ONG:

Bairro periférico de SP ganha 20 postes solares

Comunidade no RJ instala postes solares de luz

Litro de luz leva iluminação solar a comunidades na Amazônia

- Publicidade -