- Publicidade -

O designer paquistanês Farrukh Khan desenvolveu um triciclo movido a energia solar, que além de ser ecologicamente correto, por não poluir, possui tecnologia simples e pode ser construído por qualquer pessoa.

A criação apelidada de Solaron custou apenas 550 dólares e permite que as pessoas se desloquem com a consciência tranquila de que não estão contribuindo para o aumento do aquecimento global.

Apesar de ser um triciclo, ele funciona de maneira diferente dos tradicionais. Isso deve-se ao fato de que a parte da frente abriga duas rodas, enquanto a traseira possui apenas uma. A escolha por esse formato ocorreu para que o veículo ganhasse mais estabilidade.

- Publicidade -

O Solaron possui um quadro de 60 quilos e é equipado com um motor de 17Amp e bateria de 12V. Para mantê-lo em funcionamento existe uma placa solar na parte superior, que capta a energia do sol e a transforma em eletricidade. Assim, com a bateria carregada o motor de corrente contínua é acionado e o triciclo entra em movimento.

A criação não é considerada inovadora em termos de design, no entanto, exerce uma boa função como veículo alternativo não poluente para pequenas e médias distâncias, já que alcança velocidade de até 30km/h e sua única limitação para funcionamento é a necessidade da energia solar.

No site Istructables o designer ensina o passo a passo de como montar um Solaron.

Confira o vídeo do triciclo em ação.

[VIDEO:paquistanes_cria_triciclo_solar_com_apenas_550_dolares]

Redação CicloVivo

- Publicidade -