- Publicidade -

Os chineses do Future Parking Equipment, em Shenzen, criaram uma solução para o trânsito das grandes cidades. Trata-se de um ônibus que passa, literalmente, por cima dos carros. O projeto consiste em um ônibus, com a parte inferior em forma de arco, que permite que os carros passem por baixo do veículo.

Além de diminuir, em cerca de 30%, o trânsito nas ruas e avenidas, o protótipo utiliza painéis solares e elétricos para se mover, economizando até 860 toneladas de combustível por ano, o que significa uma redução de 2640 toneladas de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. O veículo alcança uma velocidade de 60 km/h, mas viaja, em média, a 40 km/h.

Outra vantagem da implantação do transporte é a rapidez de sua construção. Para construir 40km da estrutura seriam necessários apenas 1 ano, diferentemente da construção de um metrô que levaria pelo menos 3 anos para ser concluída.

- Publicidade -

A criação possui seis metros de largura e quatro metros de altura, ocupa duas pistas, e permite que carros de até dois metros de altura passem por baixo. O comprimento do veículo e dos vagões ainda não foi divulgado. De acordo com os criadores, o ônibus comporta 1200 pessoas, divididas em quatro vagões.

O custo da implantação chega a ser até 10% mais barato do que a construção de metrôs. Segundo os criadores, os veículos serão implantados na cidade de Pequim até o final do ano.

Com informações do Olhar Digital

+ Avião movido à energia solar faz primeiro teste de vôo noturno

+ T.25 e T.27 – Os carros do futuro

- Publicidade -