- Publicidade -

Uma empresa holandesa criou um ônibus, que promete resolver um dos grandes problemas das grandes metrópoles: as enchentes. Trata-se do “Amfibus”, um ônibus anfíbio que circula normalmente tanto em terra firme, como na água.

O veículo já circula em Roterdã, Londres e Budapeste. Ele possui 3,8 metros de altura e pesa 22 toneladas (60 centímetros e dez toneladas a mais do que um ônibus comum). Fora isso, parece um ônibus comum, transporta 45 passageiros e alcança até 100 km/h na terra, e 16 km/h na água.

Quando o Amfibus entra na água, basta que o motorista aperte um botão e o veículo se modifica: retrai suas rodas e a partir de então, o ônibus passa a ser impulsionado por dois jatos d’água.

- Publicidade -

Na Europa, o veículo já até virou atração turística. Em Roterdã, ônibus faz um tour de 75 minutos – passando por ruas, pontes e rios – por 19,50 euros (aproximadamente R$40). Mesmo custando 700 mil libras (aproximadamente R$ 2 milhões), o veículo pode se tornar comercial, isso porque ele ainda é mais barato do que o ferryboat, uma espécie de balsa que faz o transporte fluvial na Europa.

Os criadores do veículo querem adaptar a idéia para carros e ônibus convencionais, para que esses possam resistir a enchentes, que danificam inúmeros automóveis.

Confira o vídeo do Anfibus em funcionamento

[VIDEO:amfibus_o_onibus_anfibio]

Com informações da Super Interessante

+ Ônibus chinês abre espaço no trânsito

+ Empresa cria carro movido a esgoto tratado

- Publicidade -