A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) anunciou o início de testes em um protótipo de avião elétrico. O modelo deve ser essencial para o desenvolvimento de aviões mais eficientes, seguros e ambientalmente corretos.

O projeto, apelidado de LEAPTech começou a ser desenvolvido em 2014 através de uma parceria entre a Nasa e outras duas empresas especializadas em tecnologia aeroespacial. Os primeiros testes já foram realizados em chão. O sistema, instalado inicialmente em um caminhão, alcançou velocidade de 64 km/h.

Ao contrário do que acontece em testes aeronáuticos, o primeiro voo do avião elétrico não será dentro de um túnel de ar. Conforme informado pela Nasa, o teste será realizado ao ar livre, mas o avião estará conectado à uma base terrestre, responsável por transmitir eletricidade e servir como apoio ao veículo.

O avião deve ter 18 motores elétricos, alimentados por baterias de fosfato de ferro de lítio. Cada um desses motores poderá ser operado de forma independente em diferentes velocidades, proporcionando um desempenho otimizado.

O avião deve ter asas de carbono e até cem metros de comprimento. “O LEAPTech tem potencial para transformar, em curto prazo, aeronaves de aviação geral, bem como, em longo prazo, para aeronaves de transporte”, explicou o especialista em aerodinâmica, Mark Moore.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.