- Publicidade -

Máquina de lavar retém fios para evitar poluição

Sistema de filtragem integrado foi criado por fabricante de eletrodomésticos turca.

A máquina com porta frontal terá um filtro acoplado atrás do compartimento de sabão. | Fotos: Arçelik

Você já pensou que a sua máquina de lavar pode estar contribuindo para a poluição oceânica? Parece exagero, mas não é. Diversas microfibras são liberadas durante a durante lavagens e, como o sistema de limpeza das águas não é eficiente, toda essa sujeira vai parar em lugar inimagináveis. Uma máquina com sistema de filtragem integrado que impede que tais resíduos escapem foi criado por uma fabricante de eletrodomésticos turca.

- Publicidade -

Problema

Acrílico, poliéster e náilon são alguns dos tecidos que soltam pequenos fios nas lavagens. Um estudo da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, revelou que mais de 700 mil fibras microscópicas podem ser liberadas nas águas residuais durante cada uso de uma máquina de lavar doméstica. O assunto chegou a ser pauta de uma petição no Reino Unido que pedia a exigência de instalar filtros padrão em todas as máquinas.

Solução

Conseguir que toda a indústria se compromete em instalar filtros mais eficientes é muito difícil. Não sendo uma questão de conhecimento geral, consequentemente, não é uma prioridade para a maioria dos consumidores. Sagaz, a empresa turca Arçelik está antevendo a tendência e lança máquinas preparadas para lidar com este problema a partir de 2020.

A máquina com porta frontal terá um filtro acoplado atrás do compartimento de sabão. Esse dispositivo garante que 90% das fibras microplásticas sejam retidas e possam ser esvaziadas e destinadas corretamente.

Em conferência para a indústria de eletrônicos, a Arçelik afirmou que está buscando patente, mas sem se preocupar com proteção à propriedade intelectual. Ou seja, a ideia não é reter a tecnologia para si -, qualquer concorrente interessada poderá se apropriar da ideia.

- Publicidade -

Outras preocupações

E o que não faltam são ideias. A mesma companhia já lançou um tambor, para máquina de lavar roupa, fabricado a partir de garrafas PET usadas. Com o produto, reciclou 15 milhões de garrafas PET em 2018 e tem o objetivo de aumentar para 25 milhões este ano.
Para mostrar seu comprometimento sustentável, a Arçelik também reduziu em mais de 40% seu consumo de energia por produto. Aumentou sua taxa de reciclagem de resíduos para 96,35%, nas operações na Turquia, tendo o objetivo de reciclagem geral definido para 98% até 2020. Além disso, foi a primeira empresa na Turquia a ser classificada em primeiro lugar na categoria “Gerenciamento” no European Business Awards da Comissão Europeia para o Meio Ambiente.