horta vertical contêiner
O contêiner com horta pode ser instalado ao lado de mercados e restaurantes. Foto: Vertical Field
- Publicidade -

A ideia te comprar hortaliças fresquinhas, colhidas na hora bem ao lado da venda é associada a cidades do interior e produtores locais. Mas uma empresa israelense pode mudar isso. A Vertical Field oferece contêineres com hortas verticais que podem ser instalados ao lado de grandes supermercados, bem no meio da cidade.

E a inovação continua. Ao invés de usar o sistema hidropônico, muito comum para hortas verticais, a empresa cultiva alimentos em um solo preparado que mistura a quantidade ideal de minerais e nutrientes. Segundo a empresa, este método de cultivo garante mais sabor, cor e qualidade aos alimentos.

A horta no contêiner não usa sistema hidropônico, mas o cultivo em solo preparado. Foto: Vertical Field

Com a produção ao lado dos locais de consumo, o impacto ambiental é ainda menor, já que são eliminados o transporte e o desperdício de alimentos.

- Publicidade -

“Além de ter um impacto positivo no meio ambiente, nossas fazendas verticais trazem um novo significado para a expressão ‘da terra para a mesa’. Em supermercados, restaurantes e lanchonetes, é possível colher o próprio alimento, literalmente”, explica Guy Elitzur, diretor da Vertical Field.

Como funciona?

Os contêineres com as hortas verticais podem ser instalados dentro de parques, estacionamentos, ao lado de supermercados e restaurantes ou em qualquer lugar onde vá acontecer a venda e consumo dos alimentos. Segundo a empresa, é possível cultivar uma ampla variedade de frutas, verduras, ervas e outros alimentos, usando uma quantidade de água até 90% menor do que cultivos agrícolas tradicionais.

“Nosso método de rega usa sensores e modelos matemáticos e com um protocolo otimizado consegue atender as necessidades das plantas e economizar água”, afirma Guy Elitzur.

Apesar de não usar pesticidas, A Vertical Fiel ainda está em processo de conseguir o certificado de produção orgânica. As pragas não são encontradas nas hortas verticais porque todo o sistema é isolado, automatizado e a entrada de pessoas é limitada. O diretor da empresa ressalta que o contêiner não é um ponto de venda e sim de produção.

Outro diferencial do método de cultivo da Vertical Field é que como todo o cultivo é automatizado, quem trabalha com a horta vertical não precisa necessariamente entender de agricultura. O sistema se encarrega de todas as etapas: rega, fertilizantes, iluminação, cuidado com o solo e controle do clima.  Cada unidade tem comunicação via Wi-Fi e os operadores podem controlar tudo à distância.

Para tornar a horta vertical ainda mais eficiente, a empresa está estudando formas de usar menos água e implementar painéis solares para o fornecimento de energia elétrica no contêiner. Foto: Vertical Field

Em uma horta piloto, eram produzidos cerca de 90 quilos de alimentos por mês, em um espaço de 37 metros quadrados, com colheitas diárias e iluminação constante de 16 horas por dia.

Parcerias pelo mundo

A empresa israelense existe desde 2006 e começou com projetos de muros verdes e jardins verticais. A criação das hortas em contêineres começou em 2019 e já está sendo testada em alguns restaurantes e supermercados. Um exemplo é o restaurante Farmers & Chefs en Poughkeepsie, em Nova Iorque, que desde 2020 tem sua própria horta vertical para servir alimentos frescos e saudáveis em seus pratos.

Horta vertical em contêiner ao lado de supermercado. Foto: Vertical Field

No início de 2021, a maior rede de supermercados de Israel, Rami Levy, assinou um contrato com a empresa para instalar dezenas de fazendas verticais em suas lojas ao longo dos próximos 5 anos.

“Fizemos um teste com uma fazenda vertical e nossos clientes compraram os alimentos, repetindo a compra várias vezes. Depois de comprovar a satisfação, decidimos ampliar a parceria com a Vertical Field para outros supermercados da rede, oferecendo alimentos frescos e sem agrotóxicos”, conta o responsável pela rede de supermercados, Yafit Attias Levy.

Outra grande rede de supermercados que vai começar um projeto piloto com as hortas verticais está na Ucrânia. A Moderntrendo SRO, uma das maiores distribuidoras de produtos agrícolas do país, assinou um contrato com a empresa para iniciar um projeto piloto na rede de supermercados Varus, com a perspectiva de ampliar a iniciativa para outros varejistas.

- Publicidade -