- Publicidade -

Green Eletron recicla mais de 514 toneladas de eletroeletrônicos em 2019

Foram reaproveitadas cerca de 100 toneladas de metais e 47 toneladas de plástico, o que possibilitou uma redução de aproximadamente 69 toneladas de CO2

reciclagem de eletrônicos
Foto: Green Electron

A Green Eletron coletou e deu a destinação correta para mais de 514 toneladas de eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis sem uso em 2019. A entidade sem fins lucrativos é gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e foi fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

- Publicidade -

Para coleta do material, a Green Eletron possui 104 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de eletroeletrônicos instalados e 2.245 unidades voltadas a pilhas e baterias.

No programa de Descarte Green, focado em eletroeletrônicos, a gestora mais que triplicou a quantidade coletada em comparação com 2018. Neste ano, com os produtos descartados em PEVs e com a ajuda de campanhas, foram recicladas 343 toneladas, em comparação com as 102 toneladas do ano anterior. Os principais produtos descartados pelos consumidores foram acessórios de computadores (teclados, mouses, carregadores e cabos).

“Estamos honrados em fazer parte da solução para esse problema. Vamos continuar nos próximos anos reciclando cada vez mais e assim incentivar a Economia Circular no Brasil”, disse Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.

Com a reciclagem do lixo eletrônico foi possível o reaproveitamento de aproximadamente 100 toneladas de metais ferrosos (ferro fundido, aço e suas ligas) e não-ferrosos (cobre, estanho, zinco, chumbo, e outros) pela indústria siderúrgica, diminuindo a necessidade da extração de matérias-primas virgens da natureza. Foram recicladas também cerca de 47,5 toneladas de plástico, fazendo que 69 toneladas de CO2 deixassem de ser emitidas.

- Publicidade -

Em 2019, dez novas empresas fabricantes, importadores ou distribuidores de eletroeletrônicos e pilhas se associaram à Green Eletron. Até o momento, são 54 organizações representando 61 marcas.

Acordo Setorial

Com o Acordo Setorial para a Logística Reversa de Eletroeletrônicos assinado no dia 31 de outubro de 2019, a expectativa é que mais empresas se juntem a sistemas coletivos ou implementem seus próprios com o objetivo de até 2025 reciclar 17% em peso dos aparelhos eletroeletrônicos colocados no mercado em 2018, como estabelecido pelo acordo assinado pelo Ministério do Meio Ambiente.

“Tivemos um ano extremamente positivo para o crescimento da Green Eletron e suas ações para minimizar os efeitos do lixo eletrônico na nossa sociedade. Também presenciamos um marco histórico para a Indústria com a assinatura do Acordo Setorial após nove anos de negociações, que estabelece metas de reciclagem e traz segurança jurídica às empresas”, disse Humberto Barbato, Presidente da Abinee e Green Eletron.

Conscientização

A gestora também promoveu e apoiou diversas ações de conscientização e coleta do lixo eletrônico em 2019, como o Dia Internacional do Lixo Eletrônico dentro de empresas associadas. A ação resultou na coleta de uma tonelada de resíduos em em apenas duas semanas.

- Publicidade -

Também foram firmadas parcerias com o Movimento Greenk, que arrecadou 227 toneladas de lixo eletrônico, com o Programa Nacional Lixão Zero, com o Mutirão do Lixo Eletrônico em Presidente Prudente, que possibilitou a reciclagem de 50 toneladas, entre outras. Para as próximos meses, uma Caravana para coleta de pilhas passará por 120 cidades do interior paulista.

Atualmente, a Green Eletron conta com dois parceiros homologados que fazem a reciclagem e destinação correta do lixo eletrônico, a Sinctronics e a GM&C Soluções em Logística Reversa e Reciclagem LTDA. Outrasduas novas recicladoras já estão na fase final de avaliação.

A entidade atende à demanda crescente das empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Lei 12.305/10 PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Um sistema coletivo realiza toda a logística reversa de suas associadas, da coleta ao envio do “lixo eletrônico” para recicladoras, responsáveis por transformar estes produtos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria. Hoje, a Green Eletron conta com dezenas de empresas associadas, fabricantes ou importadoras de eletroeletrônicos e pilhas.

Onde descartar?

Quem precisar descartar resíduos eletroeletrônicos e pilhas, pode consultar os endereços de entrega voluntária e contribuir para a destinação correta do material:

Eletroeletrônicos

Pilhas e baterias