Início Inovação Inspiração Estacionamento se transforma em abrigo para moradores de rua

Estacionamento se transforma em abrigo para moradores de rua

ONG australiana aproveita espaços que ficam vazios durante a noite para hospedar quem não tem onde morar

586


abrigo para moradores de rua

Pessoas sem ter onde morar, em situação de rua, são cada vez mais comuns nas cidades do mundo inteiro. Sem acesso à moradia, também não se alimentam e enfrentam problemas de saúde. Nestas condições, encontrar uma saída por conta própria é cada vez mais difícil. Soluções para este grave problema social e humanitário não são simples.

Mas na Austrália, uma organização chamada Beddown encontrou uma maneira de ajudar. Eles decidiram usar espaços que ficam vazios durante a noite e oferecer uma opção de abrigo para quem está vivendo nas ruas.

Os voluntários procuraram uma grande rede de estacionamentos, a Secure Parking, e tiveram a autorização de testar a solução por duas semanas na cidade de Brisbane.

A ideia é usar espaços que são usados apenas durante o dia para receber pessoas que precisam de abrigo durante a noite, oferecendo conforto e segurança para quem precisa de um lugar para descansar.

Muitos moradores de rua sofrem não conseguem dormir por não se sentirem seguros durante a noite e a privação de sono pode levar a muitos problemas de saúde como depressão, hipertensão, diabetes, perda de memória, além de contribuir para casos de abuso de álcool e drogas.

A organização ainda oferece outros serviços para as pessoas atendidas, como consultas médicas, odontológicas e cortes de cabelo. Também são entregues roupas novas e atendimento social.

Soluções a longo prazo

“Queremos garantir a estas pessoas uma boa noite de sono. A privação de sono é um grave problema para as pessoas que estão vivendo nas ruas e acreditamos que este abrigo trará um impacto muito positivo na vida destas pessoas”, explica Norm McGillivray, um dos fundadores da Beddown.

Voluntários comparecem aos estacionamentos selecionados e preparam o local para receber as pessoas. “Vamos envolver outros colaboradores e parceiros para buscar soluções a longo prazo, como educação e oportunidades de trabalho para estas pessoas”, finaliza Norm.

Fotos: Divulgação | Beddown



Digite seu email para receber nossas últimas notícias!