Garoto de 9 anos cria pia de baixo custo para lavar mãos

Lavar as mãos é a principal medida para enfrentar a Covid-19.



lavar mãos
Imagens: Reprodução BBC

Stephen Wamukota é um garoto que estuda a terceira série. Nesta idade, alunos aprendem a ter noção das unidades de medidas. A imaginação também corre solta e ele adora inventar “engenhocas”. O que Stephen talvez não esperasse é que uma de suas ideias fossem sair do papel e ganhar repercussão mundial.

O garoto, de apenas 9 anos, inventou uma alternativa segura para a lavagem de mãos. A estrutura é simples. Uma alavanca de madeira com dois pedais, sendo que um aciona a água e outro o sabão. Os dois utensílios são acoplados e podem ser ativados sem a necessidade de toque.

A solução simples e de baixo custo ajuda a combater o risco associado ao uso de torneiras durante a pandemia. “Meu filho geralmente aparece como os melhores desenho na escola. Outro dia ele teve essa ideia. Quando vi o conceito de construir uma instalação que distribuía água e sabão para as mãos, ao mesmo tempo, aproveitei todos os materiais necessários para transformar a ideia”, explica James Wamukota, pai de Stephen, ao Mobile Journalism Africa.

O menino confirmou que costuma desenhar cadeiras e mesas na escola e que isso ajudou-o a ter a ideia. À BBC, ele afirmou que pensou em construir a máquina após assistir na TV a fabricação de carros.

“Fiquei muito emocionado quando percebi que meu menino podia raciocinar nessa medida. Estou tão orgulhoso que ele está entre os heróis que estão lutando contra o vírus”, afirmou Wamukota. O pai trabalha com carpintaria, conserto de celulares e rádios e certamente é uma inspiração para o filho.

Ainda em entrevista a corporação britânica, Wamukota contou que Stephen pediu a ele que “procurasse mais moedas” para assim criarem uma versão do modelo em estrutura metálica. O vídeo viralizou nas redes sociais:

Coronavirus: Kenyan boy's innovative way to wash hands

This nine-year-old Kenyan inventor has come up with an ingenious way to wash his hands, and reduce the spread of the coronavirus. ????

Posted by BBC World Service on Friday, 1 May 2020

Stephen, que já sonha em ser médico, vive com os pais e cinco irmãos na cidade de Bungoma, no Quênia. O garoto ressalta: “este dispositivo pode ser usado no Quênia e em todo o mundo porque a doença está em toda parte”.

Confira também o vídeo ao Mobile Journalism Africa:

Lava outra, lava uma mão

Lavar as mãos com água e sabão, por 20 a 30 segundos, é a principal medida de prevenção contra a Covid-19. Ainda que simples, na África ao sul do Saara, 63% da população nas áreas urbanas não têm acesso a este recurso básico, segundo a ONU.

Mas não é preciso ir tão longe. Mesmo na cidade de São Paulo, considerada a capital financeira do país, milhares de moradores em situação de rua e moradores de áreas periféricas sofrem com a falta de acesso a água para a simples higienização.

Para resolver emergencialmente o problema, em março, a prefeitura então instalou pias no centro da cidade. O problema é que, inicialmente, o modelo tinha o botão de acionamento de água dentro da pia, obrigando o usuário a colocar a mão dentro. Após críticas, foi consertado e agora pode ser acionado com o cotovelo, o que é melhor mas não o ideal. É preciso evitar de todas as formas possíveis a disseminação do vírus.



Digite seu email para receber nossas últimas notícias!